A Teoria Celular



No século XIX, munidos das conclusões de seus antecessores, vários biologistas voltaram os interesses para a elaboração da chamada teoria celular. Nos anos de 1838 e 1839, dois cientistas alemães, o botânico Mathias Shleiden e o zoólogo Theodor Schawnn, estabeleceram definitivamente a teoria celular, a qual faz uma das grandes generalizações em Biologia, afirmando o seguinte:“Todos os seres vivos são formados por células”.

O ramo da biologia responsável pelo estudo das células é a Citologia ou a Biologia Celular.
É um dos conhecimentos fundamentais da biologia. Essa teoria foi complementada em 1855, pelo médico russo, Rudolf Virchow, que sugeriu que a continuidade dos seres vivos depende da reprodução de células. Logo os aforismos da teoria são:
⇒ Todos os seres vivos, exceto os vírus, são formados por células, que devem ser consideradas como as suas unidades morfofisiológicas.
⇒ Toda célula provem de outra preexistente.
⇒ Todas as reações metabólicas ocorrem dentro da célula.

Tamanho e Forma das Células
A maioria das células mede de 10 a 100
micrômetros, ou seja, entre 0,001 e 0,1 milímetros. Segundo a lei de Spencer o tamanho de uma célula é desproporcional ao seu volume, o que pode provocar sérios problemas de alimentação e de trocas gasosas entre ela e o meio externo.
Após a célula passar por um período de crescimento, dá-se início a divisão reestabelecendo assim, a relação original entre a sua área e volume.
Lei de Driesch ou
Lei do Volume Células Constantes: “Em indivíduos da mesma espécie e com o mesmo grau de desenvolvimento, células do mesmo tecido são do mesmo tamanho”.
A morfologia das células está relacionada à sua fisiologia, ela é controlada por seus genes e influenciada por vários fatores externos.

OBS: Acredita-se que as células eucarióticas podem ter surgidas das procarióticas através de invaginações na membrana originando várias estruturas. Outras organelas, como mitocôndria e cloroplasto, teriam surgidos de bactérias que invadiram as células primitivas e passaram a viver em seu interior.

Diferenciação Celular
É a capacidade de adaptação morfofisiológica que algumas células sofrem, através da expressão diferencial do genoma. As células podem ser:
 Indiferenciadas: se não possuem nenhum tipo de especialização, são células totipotentes. Ex.: Zigoto e as células embrionárias.
 Diferenciadas, se adaptadas a uma função específica.
Ex.: Células hepáticas, musculares, ósseas, nervosas, entre outras.
 Desdiferenciadas, células que perdem sua especialização e começam a se dividir descontroladamente. Ex.: Células cancerosas e células embrionárias vegetais.


Comentários