Biomas do Brasil


O termo bioma (bios = vida; oma = massa ou grupo) se refere a um conjunto de diferentes ecossistemas que possuem certo nível de homogeneidade entre si: são as comunidades biológicas, ou as populações de organismos da flora e da fauna interagindo entre si e com o ambiente físico (ou biótopo).
Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1943 pelo botânico norte-americano Frederic Edward Clements, que o empregou para definir uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima (clima médio que ocorre em determinado território), a fitofisionomia (flora típica de uma região), o solo e a altitude. Ainda que a definição de bioma varie de autor para autor, sabemos que o território brasileiro é ocupado por seis biomas em terra firme e um bioma marinho: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Zona Costeira Marinha.

A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 km²: a totalidade dos territórios de Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima e parte dos territórios – em ordem decrescente – de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. É constituída principalmente por uma imensa floresta tropical, mas abriga vários ecossistemas – como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.

O Cerrado, por sua vez, ocupa uma área de 2.036.448 km²: a totalidade do Distrito Federal e parte dos territórios – em ordem decrescente – de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. É constituído principalmente por savanas.
Já a Mata Atlântica ocupa uma área de 86.289 km²: a totalidade dos territórios do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte dos territórios – em ordem decrescente – do Paraná, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba. Abrange um variado conjunto de ecossistemas florestais – ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul – que acompanham as características climáticas das regiões em que ocorre. Em comum, a exposição aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico.
A Caatinga ocupa uma área de 844.453 km²: a totalidade do Ceará e parte dos territórios – em ordem decrescente – de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e Maranhão. É constituída principalmente por savana estépica.
O Pampa (também chamado de Campos do Sul ou Campos Sulinos) ocupa uma área de 176.496 km²: só está presente no Rio Grande do Sul. É constituído principalmente por vegetação campestre com grande riqueza de espécies herbáceas.
O Pantanal ocupa 150.355 km²: está presente apenas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Planície aluvial influenciada por rios que formam a bacia do Alto Paraguai, é constituído principalmente por savana estépica alagada, abrigo para uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
O bioma marinho do Brasil, por fim, situa-se sobre a Zona Marinha do Brasil e apresenta diversos ecossistemas.

A Zona Marinha do Brasil é o biótopo da plataforma continental que apresenta largura variável, com cerca de 80 milhas náuticas, no Amapá, e 160 milhas náuticas, na foz do rio Amazonas, reduzindo-se para 20 a 30 milhas náuticas, na região Nordeste, onde é constituída basicamente por fundos irregulares, com formações de algas calcárias. A partir do Rio de Janeiro, na direção sul, a plataforma volta a se alargar, formando extensos fundos cobertos de areia e lama. A Zona Costeira Brasileira é uma unidade territorial, definida em legislação para efeitos de gestão ambiental, que se estende por 17 estados e acomoda mais de 400 municípios distribuídos do norte equatorial ao sul temperado do País. É um conceito geopolítico que não tem nenhuma relação com a classificação feita pela ecologia. A Zona Costeira Brasileira tem como aspectos distintivos – em sua longa extensão através dos diferentes biomas que chegam até o litoral – os biomas da Amazônia, da Caatinga e da Mata Atlântica, que têm grande variedade de espécies e ecossistemas e abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.

Comentários