Brasil "Pré-Colônia"


Nesse período a economia do território brasileiro concentrada na exploração da árvore chamada pau-brasil. Essa árvore era encontrada em boa parte do território recém descoberto. Em 1501 chega às terras brasileiras a 1ª expedição de exploração, comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado do navegador Américo Vespúcio. Gaspar de Lemos que percorreu a costa fazendo levantamento de acidentes geográfico e atribuindo-lhes nomes de santos de acordo com o dia que da descoberta. Foi na expedição de Lemos que foi encontrado a arvore do pau-brasil.

Em 1502 o rei de Portugal D.João III, dar concessão de explorar o pau-brasil ao comerciante português Fernão de Noronha, em troca a coroa portuguesa recebia uma parcela do lucro obtido por Noronha.
Os nativos recebiam objetos de pouco valor, para trabalhar no corte e no transporte da madeira para os navios, essa relação de trabalho é conhecida como escambo.
O ciclo de exploração do pau-brasil não criou núcleos povoadores, gerou apenas poucas feitorias com pouca expressão.
Devido à visita de corsários franceses no litoral brasileiro, a coroa portuguesa envia expedições guarda-costas em 1516 e 1526, mas ambas não obtiveram sucessos, pois o litoral era muito extenso. Diante de insistentes visitas de piratas nas terras brasileiras, e o medo de perdê-las, o rei D.João III sente a necessidades de povoá-las, além da decadência comercial do império português nas Índias.
Brasil Colônia - (1530)
Em 1532 foi fundado o primeiro núcleo urbano brasileiro: a Vila de São Vicente. O crescimento rápido da vila estimulou a formação de novos povoados ao seu redor, como é o caso da Vila de Santos.

A coroa portuguesa nomeou os primeiros administradores, criou órgãos judiciais e fiscais, distribuíram a os colonos lotes de terras que eram chamados de sesmarias.
O rei D.João III implanta o sistema de capitanias hereditárias, no qual o território foi dividido em 14 capitanias correspondente a 15 lotes de terras e 12 donatários. Foi concedido aos donatários amplos poderes, sendo dever dos mesmos pagar tributos a coroa de 1/5 do lucro obtido. 
As capitanias no Brasil não obtiveram sucesso, muitos fatores contribuíram para o insucesso: Falta de terras férteis em algumas regiões,conflitos com os indígenas que lutavam para não serem escravizados e manterem as suas terras, distância da metrópole.
Devido ao fracasso das capitanias, a coroa criou o sistema de governo-geral, para centralizar a administração, pois a autonomia dos donatários chocava-se com os interesses do Estado Português.
O primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa que chegou ao Brasil em 1549, com ordens da coroa para fundar Salvador (primeira cidade brasileira), e nela estabelecer a capital do governo colonial. Junto com Tomé de Sousa chegaram, colonos e jesuítas chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega. Tomé de Sousa governou até 1553, ele foi sucedido por Duarte da Costa que governou até 1558, e foi substituído por Mem de Sá, que governou por 14 anos. O governo de Mem de Sá foi marcado pela dissolução da confederação dos Tamoios (união de tribos inimigas dos portugueses) e primeiras missões jesuítas.

Comentários