Climas do Mundo



Polar ou Glacial: Ocorre em latitudes extremas, próximo aos círculos polares Ártico e Antártico, grande variação da duração do dia e da noite. Baixas temperaturas o ano todo, caracteriza-se por longos invernos e verões secos e curtos, temperaturas anuais sempre abaixo de zero, e marcante presença de neve e gelo. É o clima com as menores temperaturas do planeta.  A umidade relativa do ar é alta, mas a precipitação, Devido às baixas temperaturas não ocorre evaporação suficiente, bastante reduzida. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra. As áreas dessas regiões que vivem sob a influência do clima polar são chamadas de desertos frios devido às condições inóspitas. Possui Ventos fortes, em especial no Pólo Sul.
 
Frio de Montanha ou Clima de Altitude: temperatura determinada pela altitude, quanto mais alto mais frio, mesmo em regiões tropicais. Em regiões com essas temperaturas prevalece a vegetação de altitude, que apresenta características variáveis, de acordo com a altitude do terreno. O índice de pluviosidade é elevado. Possui neves eternas. A queda de temperatura ocorre porque com a altitude há queda da absorção da energia solar pelo solo e da pressão atmosférica, que é menor. Quanto maior as altitudes, menores são a pressão atmosférica e a temperatura cai porque o ar retém menos calor à medida que sobe. A pressão também influencia no padrão de ventos, que esfria rapidamente à medida que a altitude aumenta. Devido à combinação de pressão, altitude e radiação, nas zonas sob a influência do clima frio da montanha, as condições meteorológicas podem mudar drasticamente de uma hora para outra. Essas áreas recebem mais precipitação porque a temperatura na parte superior da montanha é mais baixa que a temperatura ao nível do mar.


Temperados: Apresentam as quatro estações bem definidas. Possui temperaturas mais amenas e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Nessas regiões, é comum a vegetação Temperada, mas pode ocorrer, vegetações Mediterrâneas e pradarias. Há diferenças entre os locais próximos e os que estão longe do mar. É registrado nas regiões localizadas no meio dos trópicos e dos círculos polares dos hemisférios sul e hemisfério norte. Pode ser dividido em três tipos de Temperado, por causa da proximidade do mar: Temperado Mediterrâneo: Os verões são quentes e secos e os invernos, moderados e com um pouco de chuva. Fortemente presente nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Possui, então, influência da maritimidade. Temperado Continental: O inverno é muito rigoroso e o verão quente, grande amplitude térmica. As chuvas são escassas, sobretudo no inverno. Como está no interior dos continentes, esse clima sofre influência da continentalidade que justifica a umidade relativa do ar mais baixa e a grande amplitude térmica anual. Temperado Oceânico: Presente nas regiões de litoral das latitudes médias. As chuvas são abundantes durante o ano e as temperaturas não sofrem muita variação - os invernos são frios e os verões, frescos. A proximidade com o mar (maritimidade) é um fator de influência nesse clima: a água, que demora mais para se aquecer e, depois, para se esfriar, mantém a amplitude térmica baixa no continente. As chuvas bem distribuídas no decorrer do ano também se devem à umidade da região litorânea, que recebe as massas de ar do oceano.



Mediterrâneo: verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. Com quatro estações bem definidas. Clima bem similar ao Temperado, também sobre com maritimidade e continentalidade. Sua quantidade pluviométrica é ligeiramente menor que em clima tropicais. A ocorrência desse tipo de clima ocorre principalmente perto do Mar Mediterrâneo.


Tropical: quente o ano inteiro e com duas estações: verão quente e chuvoso e inverno ameno e seco. Apresentam variações em função da altitude, da maritimidade e da continentalidade. Encontrado principalmente em regiões de baixa latitude, entre os trópicos. Dependendo da região, pode variar em clima tropical seco ou clima tropical chuvoso. É subdividido em clima tropical equatorial, tropical de monções e  tropical úmido. Nas regiões afetadas por esse tipo de clima, não é perceptível a alternância de estações. O clima tropical de monção é uma variante do clima tropical úmido, cuja característica principal está na elevada precipitação de chuvas. diferente da savana e clima tropical de altitude, que as chuvas estão concentradas no verão e recebem a influência direta da proximidade com o Oceano Atlântico, já o Tropical Atlântico, as temperaturas são elevadas nesse tipo de clima e não há períodos de seca severa. Clima tropical semiárido, o índice de chuvas é baixo, na época das chuvas, contudo, pode haver inundações porque o regime pluviométrico é irregular e mal distribuído, tipica do interior do Nordeste brasileiro.


Equatorial: temperaturas elevadas, sendo o clima mais quente do planeta e chuvas abundantes o ano todo, com pequena amplitude térmica anual. Clima quente e úmido A umidade relativa do ar é elevada, está presente na região da linha do Equador e nas áreas de baixa latitude. Não existe diferenciação de estações neste tipo de clima e nem um período seco, ocorre a evapotranspiração, que colabora com a grande umidade da região. Este clima pode ser dividido entre Equatorial Úmido e Equatorial Semiúmido, sendo que esse último é quente, assim como o outro, mas tem menos incidência de chuvas e existem duas estações bem definidas.


Subtropical: das médias latitudes onde começam a se delinear as quatro estações. Chuvas bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual e há ocorrência de queda de temperatura na estação do inverno, chegando a nevar. No verão as temperaturas são semelhantes às de clima tropical. O clima subtropical marca as regiões abaixo do trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer, latitudes maiores. É mercado pela diferenciação térmica durante o ano porque tem quatro estações bem definidas. A vegetação das regiões de clima subtropical não é padronizada, podendo variar de acordo com a altitude do local. É um clima que transita entre os climas temperados e tropical.


Semiárido: é um clima de transição. Chuvas escassas e irregulares, encontrado tanto nas regiões tropicais quanto nas zonas temperadas (onde apresentam invernos frios). Apresenta longos períodos de estiagem e pouca amplitude térmica. Regiões que possuem este clima possuem solos pobres em nutrientes. Possui baixa umidade do ar.


Frio ou Subpolar ou Subártico: possui índices pluviométricos anuais variando, dependendo da região. Entre o Círculo Polar Ártico, porém, abaixo do Clima Polar. O regime térmico deste clima é  bastante irregular e com uma amplitude térmica muito elevada, fruto, sobretudo, das temperaturas muito baixas no Inverno. No Verão, a temperatura sobe consideravelmente, mas não há meses quentes.O regime pluviométrico apresenta pouca precipitação, sendo semelhante ao do clima temperado continental, isto é, a precipitação aumenta com a temperatura, pelo que o verão é mais chuvoso.


Desértico: seus os índices de precipitações não ultrapassam 250 mm ao ano. A umidade do ar é baixa. As altas temperaturas ocorrem durante o dia, mas podem ser negativas durante o inverno e a noite, possuindo então grande amplitude térmica. Sua área de ocorrência é entre os Trópicos, Nesses locais a vegetação é praticamente inexistente e as plantas que resistem à hostilidade ambiental, são Xerófilas. O que diferencia um deserto do outro são os fatores climáticos. Existem dois tipos de climas desérticos: desértico quente e desértico frio. A diferença entre os climas desérticos depende da precipitação, que ocorrer na forma de chuva ou de neve. Outra diferença entre os climas desérticos quentes e frios é a localização. Os primeiros são encontrados geralmente na costa ocidental dos continentes chegando até o litoral (mas nunca até o litoral oriental), enquanto que o frio é encontrado apenas no interior dos continentes em regiões limitadas por altas montanhas.



Polar ou Glacial: Ocorre em latitudes extremas, próximo aos círculos polares Ártico e Antártico, grande variação da duração do dia e da noite. Baixas temperaturas o ano todo, caracteriza-se por longos invernos e verões secos e curtos, temperaturas anuais sempre abaixo de zero, e marcante presença de neve e gelo. É o clima com as menores temperaturas do planeta.  A umidade relativa do ar é alta, mas a precipitação, Devido às baixas temperaturas não ocorre evaporação suficiente, bastante reduzida. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra. As áreas dessas regiões que vivem sob a influência do clima polar são chamadas de desertos frios devido às condições inóspitas. Possui Ventos fortes, em especial no Pólo Sul.

Comentários