Componentes Básicos da Célula


A célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental dos compostos químicos. Na célula eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.

Membrana Plasmática
Envolvendo a célula aparece à membrana plasmática, lipoproteica, uma delgada película através da qual a célula realiza trocas com o meio exterior. A membrana seleciona as substâncias que entram na célula e dela saem de acordo com as próprias necessidades (permeabilidade seletiva). É através da membrana que a célula recebe água, alimentos e oxigênio, ao mesmo tempo em que elimina resíduos de reações químicas que ocorrem na célula.

Citoplasma
Abrangendo a região da célula situada entre a membrana plasmática e o núcleo, o citoplasma é o constituinte celular mais volumoso, dividindo-se em hialoplasma e morfoplasma.
Hialoplasma: também chamado citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é transparente, homogêneo e sem estrutura; nele estão mergulhados os componentes celulares (organoides celulares). O hialoplasma é constituído principalmente de água e de proteínas.
Morfoplasma: engloba todos os elementos figurados no citoplasma, ou seja, os organoides/organelas/orgânulos celulares.

Núcleo

Situado geralmente no centro da célula, o núcleo apresenta uma membrana, a carioteca, que envolve o carioplasma, líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina. O nucléolo é um corpúsculo relacionado com a formação dos ribossomos. A cromatina é um conjunto de grânulos de forma e tamanhos irregulares, visíveis quando a célula é tratada com corantes básicos. Estruturalmente a cromatina representa partes visíveis dos cromossomos, elementos onde aparecem os genes, formados por DNA e responsáveis pelas atividades celulares. Por meio dos genes, o núcleo coordena as funções da célula.

Comentários