Descoberta da Célula

A maioria dos seres vivos, exceto o vírus, possui uma característica em comum: ser constituído por célula.
Sua descoberta só foi possível graças ao desenvolvimento do microscópio, em por volta de 1590 por Zacharias Jansen e seu pai, Hans Jansen, fabricantes de óculos. A invenção do microscópio pode ser considerada o marco inicial da Biologia Celular.
Após isso, impulsionado pelo microscópio, Leeuwenhoek fez seu próprio microscópio, de apenas uma lente, denominado simples. A partir disso, ele pode ‘’descobrir’’ os microrganismos, que na época recebeu a denominação ‘’micróbios’’ (pequena vida).
Porém, foi com Robert Hooke, com seu aperfeiçoamento do microscópio de Leeuwenhoek, agora com duas lentes, denominado composto, que pode-se finalmente descobrir as células. Seu nome deriva de ‘’cell’’, cela, cavidade. As células observadas por ele era de cortiça, que estavam mortas, fato descoberto somente posteriormente, por isso ele acreditava que a célula (parede celular) estava vazia.
Já em 1833, Robert Brown constatou que a grande maioria das células tinha uma estrutura interna ovoide ou esférica, a que chamou de núcleo.

Comentários