DNA e RNA


Ácidos Nucleicos, moléculas muito complexas que produzem as células vivas e os vírus. Transmitem as características hereditárias de uma geração para a seguinte e regulam a síntese de proteínas.
Os ácidos nucleicos são formados por subunidades chamadas nucleotídeos, que consistem em uma base nitrogenada, um açúcar de 5 carbonos e ácido fosfórico. Há duas classes de ácidos nucleicos, o ácido desoxirribonucleico (DNA), com uma estrutura em forma de dupla hélice e o ácido ribonucleico (RNA), formado por uma única cadeia helicoidal. O DNA tem a pentose desoxirribose e as bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e timina, e o RNA contém a pentose ribose e uracila em vez de timina.
A especificidade do ácido nucleico reside na sequência dos quatro tipos de bases nitrogenadas. Este código indica à célula como reproduzir uma cópia de si mesma ou as proteínas que necessita para sua sobrevivência. Nos mamíferos, as cadeias de DNA estão agrupadas formando cromossomos.
Os ácidos nucleicos (o RNA e o DNA) são constituídos por unidades denominadas nucleotídeos, as quais são formadas por um grupo fosfato, um açúcar de cinco átomos de carbono (a ribose ou a desoxirribose).
DUPLICAÇÃO DO DNA
A duplicação do DNA é controlada por várias enzimas, que promovem o afastamento dos fios (enzimas e proteínas específicas desenrolam as duas hélices e quebram as pontes de hidrogênio), unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros. Esse processo ocorre em vários pontos da molécula e nos dois sentidos. EM cada filamento exposto, novos nucleotídeos dissolvidos no nucleoplasma começam a se encaixar, processo mediado pela enzima DNA polimerase. Com isso obtêm-se duas moléculas de DNA a partir de uma inicial. Como cada molécula filha é formada pó um filamento antigo, que veio do DNA original, e por um novo, recém-fabricado, a duplicação do DNA é semiconservativa. Esse processo desencadeia a duplicação cromossômica e a divisão celular. Cada cópia fica em uma das células formadas, o que garante a transferência das informações de célula a célula. 




Comentários