Envoltórios Celulares



A composição química da matéria viva se mantém relativamente constante ao longo da vida de um organismo. Esse fato requer a presença de certas estruturas capazes de promover um relativo isolamento do ser vivo em relação ao meio em que vive, além de selecionar as substâncias que devem entrar e sair do organismo, de acordo com suas necessidades básicas de vida. Em todas as células, as funções de isolamento e seleção das substâncias são executadas por um envoltório denominado membrana plasmática.
Em certos organismos, como as bactérias, os fungos e as plantas em geral, além da membrana plasmática verifica-se a presença de um outro envoltório, denominado parede celular.

Membrana Plasmática
Constituindo uma película muito fina, elástica e lipoproteica a membrana plasmática participa ativamente do metabolismo celular, exibindo um notável caráter seletivo, isto é, atua “selecionando” as substâncias que entram ou saem da célula, de acordo com suas necessidades. É sugerido que a Membrana Plasmática seja constituída por duas camadas de proteínas e duas camadas de lipídeos.
A Permeabilidade da Membrana Plasmática
A membrana plasmática não isola totalmente a célula do meio exterior. A célula precisa adquirir substâncias do meio externo, assim como precisa eliminar os resíduos de seu metabolismo. Nesse processo, a membrana plasmática exerce um grande controle sobre as substâncias que devem entrar ou sair da célula. O fluxo de materiais através da membrana pode envolver ou não dispêndio de energia. E, de acordo com esse critério, podemos distinguir dois tipos fundamentais de transporte: passivo e ativo.
O transporte passivo não exige consumo de energia no nível da membrana. A membrana, nesse caso, permite a livre passagem de substâncias, não apresentando caráter seletivo. São transporte passivo a difusão e a osmose.
Difusão Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.
Porém, quando esse processo ocorre com a água, é chamada de osmose, isto é, passa-se de um gradiente de concentração para o outro.
No transporte ativo, há consumo de energia, onde ocorre o transporte iônico, que acontece contra um gradiente de concentração, ou seja, de um meio menos concentrado para um meio de maior concentração. Para tanto, a célula consome energia metabólica e necessita da presença de carregadores específicos.
Endocitoses
As endocitoses compreendem os processos através dos quais a célula adquire do meio externo, partículas grandes ou macromoléculas, que normalmente não seriam absorvidas pela membrana plasmática por nenhum dos mecanismos já estudados. Em se tratando de partículas sólidas, a célula emite expansões ou projeções citoplasmáticas, denominadas pseudópodes, que gradativamente englobam o material do meio externo. Assim, a partícula é envolvida e passa para o interior da célula, onde fica retida dentro de uma pequena vesícula chamada fagossomo. A esse processo de englobamento dá-se o nome de fagocitose (“ato de a célula comer”).
No caso de materiais líquidos, a membrana plasmática invagina-se, formando um canal por onde a partícula líquida penetra. Em seguida, a partícula líquida envolvida destaca-se do canal, determinando a formação de uma pequena vesícula denominada pinossomo. Esse processo é denominado pinocitose (“ato de a célula beber”).

Parede Celular
Dotada de grande resistência que lhe confere a capacidade de proteger e sustentar as células em que ocorre, a parede celular é uma estrutura de revestimento externo. Nas células vegetais, essa parede rígida e permeável é formada principalmente pelo polissacarídeo celulose. Por isso, nesse caso, a parede celular é também denominada membrana celulósica. A parede celular não existe nas células animais.
Na maioria dos fungos, a principal substância presente na parede é a quitina (polissacarídeo). E, nas bactérias, a parede é constituída principalmente por um complexo proteico e de polissacarídeos.

Comentários