Fascismo Alemão


Após a derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes, em 1919. De acordo com seus termos, o país perdeu grande parte de seu território, além de sofrer fortes restrições no campo militar. Foi proibida de desenvolver uma indústria bélica, de exigir o serviço militar obrigatório e de possuir um exército superior a cem mil homens. Para piorar, deveria pagar aos aliados uma vultosa indenização pelos danos provocados pelo conflito.
Diante da eminente derrota para os aliados, na Primeira Guerra, o imperador alemão, Guilherme 2º, abdicou ao trono no final de 1918. Em novembro, foi proclamada a República na Alemanha
A reorganização política da Alemanha após a Primeira Guerra ficou conhecida como a República de Weimar. O Nazismo se articulou dentro da República de Weimar, junto com vários outros partidos e facções políticas e paramilitares que fizeram pressão contra o novo poder instituído. Dentre essas outras facções havia o movimento espartaquista, uma facção comunista influenciada pela Revolução Russa de 1917 e liderada por Rosa Luxemburgo.
Em 1923, os nazistas,com um braço paramilitar da organização, a SA (abreviação de Sturmabteilung. Tropas de Assalto), que ficou conhecida como “camisas marrons”, liderados por Hitler, fracassaram na tentativa de golpe. Hitler foi condenado a cinco anos de prisão. Cumpriu oito meses, que aproveitou para escrever a primeira parte do livro "Mein Kampf" (Minha Luta).
Do ponto de vista econômico, a República de Weimar conseguiu resultados satisfatórios entre os anos de 1924 e 1929, principalmente por conta de investimentos estrangeiros, sobretudo vindos dos Estados Unidos. Entretanto, com a Grande Depressão, a economia alemã naufragou junto com a de seu principal investidor. Essa nova situação de declínio econômico favoreceu a radicalização das propostas do Nazismo.
Com a crise de 1929, o descontentamento tomou conta da Alemanha. A classe média desempregada, e a burguesia, temerosa com o crescimento do "Partido Comunista Alemão", engrossaram as fileiras do "Partido Nazista".
Em 1933, o apoio da alta burguesia levou o presidente Hindenburg a convidar Hitler para ocupar o cargo de chanceler.
Em 1934, morreu o presidente Hindenburg, e o Parlamento deu poderes a Hitler, que passou a acumular os cargos de chanceler e de presidente e de “fürer”, líder, guia, como já era popularmente conhecido. Tinha início o Terceiro Reich, forma como ficou conhecido o período em que Hitler, o Führer, esteve no poder.
Em 1935, foram instituídas as Leis de Nuremberg, que determinavam a segregação racial entre judeus e arianos. A partir de então, o caráter racista do regime só se intensificou, levando à perseguição e eliminação. A polícia política nazista, Gestapo, era a grande responsável pela perseguição desses grupos. Posteriormente, além da perseguição, a política nazista incluía o encarceramento, os campos de concentração e a chamada "Solução Final", ou seja, a eliminação em massa dessas populações através das câmaras de gás, culminando no Holocausto. A religião também foi uma das áreas afetadas pelas ideologias do nazismo. Não poderiam ser aceitos cultos religiosos que não fosse o catolicismo.
Com fundamento nesses princípios, o propósito nazista era construir um império ariano, puro e forte, centralizado em torno de Hitler. O passo decisivo para esse projeto se tornar realidade seria a expansão territorial e a integração de todas as comunidades germânicas da Europa em um "espaço vital" único. Além da própria Alemanha, isso incluiria a Áustria, a Tchecoslováquia, a Prússia (oeste da Polônia) e a Ucrânia.
A recuperação econômica deu cada vez mais popularidade aos nazistas. Ao mesmo tempo, o grosso da população alemã recuperava autoconfiança. Aproveitando-se disso tudo, Hitler gradativamente deixou de respeitar as cláusulas do Tratado de Versalhes. A partir de 1935, a indústria bélica foi reconstruída e o serviço militar tornou-se obrigatório.
Uma figura fundamental na difusão do nazismo foi Joseph Goebbels. Hábil orador, cineasta e agitador, Goebbels foi nomeado ministro da propaganda nazista. Além de censurar os veículos de imprensa, Goebbels fazia filmes que alienavam a população, com promessas de um mundo melhor, com a supremacia ariana. Controlava o rádio, a televisão e os jornais, divulgando seus filmes e discursos panfletários em prol do nazismo.
Em março de 1938, os alemães anexaram a Áustria, alia-se ao ditador italiano Mussolini, formando o eixo nazifascista e um ano depois, parte da Tchecoslováquia é anexada. Em 1° de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.
Em 1944, a Alemanha se via diante de uma nova, e mais vergonhosa derrota em uma Guerra Mundial. Percebendo a condição irreversível da derrota, Hitler se refugiou em um bunker, em dezembro de 1944, permanecendo lá por mais de quatro meses.
No dia 30 de abril de 1945, Hitler, desolado com sua derrota, atira na própria cabeça. Junto com ele, sua esposa Eva Braun toma cianureto, um poderoso veneno, e morre ao lado do marido. O então chanceler alemão, Joseph Goebbeles, também cometeu suicídio no mesmo dia. Pondo assim o fim no Fascismo Alemão.

Comentários