Fascismo Italiano


O pensamento fascista costuma emergir e ganhar força em contextos de crise quando se apresenta como solução radical, como aconteceu na Itália, que mesmo tendo combatido ao lado dos países vencedores da batalha, o Estado italiano não conseguiu obter vantagens territoriais a partir da guerra. Outro temor era de que o socialismo, implantado na Rússia, viesse a se expandir.
O Vítor Emanuel III estava enfrentando uma forte crise. Os bruscos danos na estrutura econômica italiana pela Primeira Guerra regaram problemas de ordem social, sobretudo com relação aos trabalhadores do setor industrial.
Mussolini foi membro do Partido Socialista Italiano (PSI) até o momento em que apoiou a entrada da Itália na Primeira Guerra. Tal gesto contrariava as decisões do PSI, e Mussolini foi expulso da organização. Em 1919, Mussolini passou a articular uma nova organização de caráter paramilitar, junto a ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial. Tal organização recebeu, inicialmente, o nome de Fascio de combatimento, que remetia ao feixe de lictor (fascio de littorio), símbolo do poder do antigo Império Romano.
Foi então que, a partir da organização fascista, ele criou o Partido Nacional Fascista, com o objetivo de tomar o poder na Itália tanto pela via eleitoral quanto por atos violentos contra os opositores. O fascismo, movimento contrário ao operariado, encontrou grande apoio populacional para se estabilizar. Mussolini chegou ao poder em 1922, após os membros de o Partido Nacional Fascista empreenderem a chamada “Marcha sobre Roma”, na qual centenas de fascistas saíram das principais cidades italianas em direção à capital do país com o objetivo de pressionar o então rei, Victor Emmanuel III, a empossar Mussolini como seu chefe de Estado.
O Partido Nacional Fascista planejou um modelo de Estado forte, centralizado no poder executivo, e que tornava a figura do líder, o duce (em italiano), incontestável. O culto da personalidade de Mussolini tornou-se uma das principais características do fascismo italiano e de todos os governos totalitário por ele influenciado.
A partir de 1925, de fato, é que a ditadura fascista começa a se afirmar. No ano de 1926, um atentado sofrido por Mussolini foi a brecha utilizada para a fortificação do estado fascista. Que, com o tempo, Mussolini conseguiu controlar todo o Estado italiano.
O Tratado de Latrão, assinado em 1929, sancionava o reconhecimento mútuo entre a Itália e a Santa Sé, além de reconhecer o Vaticano como um território soberano. E, mais importante: esse tratado declarava o catolicismo como a única religião do Estado, fazendo com que o governo não fosse mais laico.
Dessa forma, o fascismo foi se fortalecendo a partir do princípio de doutrinar os indivíduos, envolvendo-os no regime a partir de sua ideologia e neutralizando suas reivindicações de classe.
O sindicalismo corporativo (corporativismo) para controle das organizações de trabalhadores e oligopólios empresariais que se articulavam com o controle estatal da economia. A Carta Del Lavoro (Carta do Trabalho) constituiu um dos instrumentos de controle do trabalhador italiano instituídos pelos fascistas. O principal órgão do regime de Mussolini era o Conselho Nacional Fascista, que deliberava sobre todos os assuntos de interesse político e econômico e exercia poder de determinar ocupação de cargos nas várias esferas do estado.
O fascismo é uma conduta política extremamente autoritária, marcada pelo nacionalismo, pela militarização dos conflitos e por uma preocupação obsessiva com a ideia de decadência de uma comunidade ou nação. Hostil às formas modernas de democracia, o fascismo recorre a violência, criando um inimigo – interno e/ou externo – que deve ser exterminado para garantir a segurança e supremacia de um grupo considerado superior. Mobilizando os sentimentos legítimos de sofrimento ou injustiça, o fascismo impulsiona e enfatiza a ideia de que o grupo que defende é a grande vítima de uma situação a ser revertida. O indivíduo seria uma fração do Estado, devendo contribuir para o crescimento e para a glória da nação.
Apelando mais aos fatores emocionais que a argumentação racional, o fascismo encarna uma missão de regeneração nacional que se expressa na figura de um líder extremamente carismático responsável por salvar a nação.
No campo político institucional, o fascismo se caracteriza por um Estado forte, exercendo controle de todas as áreas sociais, e pela presença de um único partido. As decisões são tomadas de forma autoritária e hierárquica, do líder supremo até os seus subordinados. O aparato repressivo costuma contar uma polícia truculenta e bem estruturada, responsável por conter opiniões e grupos divergentes. Na esfera civil, a violência também é motivada através da organização de milícias compostas, sobretudo, pela juventude que adere ao fascismo. Exaltando a juventude e a virilidade, a estética é extremamente importante nos regimes fascistas. Propagandas, rituais e símbolos atuam mais do que os argumentos na missão de reforçar as ideias fascistas e convocar a população à participação ativa.
No espectro político, o fascismo normalmente é localizado como parte da extrema-direita. Entretanto, não é só ao socialismo que ele se opõem. Sua rejeição ao liberalismo é imensa, principalmente no que diz respeito a centralidade do indivíduo. Para o fascismo, os interesses das massas e da nação sempre se sobrepõem aos interesses individuais. Tal ética define que o indivíduo deve ser valorizado quando está a serviço da defesa patriótica. O etnocentrismo – ideia da superioridade de um grupo sobre o outro – é um traço fundamental do fascismo.
No ano de 1940, a Itália entrou na Segunda Guerra Mundial, que se iniciou um ano antes. Em 1943, Mussolini foi encarcerado na prisão de Gran Sasso. No mesmo ano, auxiliado por tropas nazistas, conseguiu fugir e retomar o comando das tropas fascistas na Grande Guerra. Dois anos depois foi preso novamente e executado por guerrilheiros italianos antifascistas.
O Fascismo Italiano teve forte influência em diversos outros governos totalitários, como o Fascismo Espanhol (Franquismo), Fascismo Português (Salazarismo) e Fascismo Alemão (Nazismo de Hitler). O Brasil teve sua própria teoria nacionalista de inspiração fascista, que recebeu o nome de Integralismo, realizada pelo Ação Integralista Brasileira (AIB).

Comentários