Formas de Adaptação


O termo adaptação significa a capacidade que todo ser vivo tem de ajustar-se ao ambiente, isto é, de transformar-se em resposta a uma alteração ambiental. A capacidade de adaptação está indissoluvelmente ligada à manutenção da vida.

Camuflagem
Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser útil tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador.
Existem dois tipos de camuflagem, a homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compõe o meio.

Mimetismo
Semelhante à camuflagem, só que em vez de se parecerem com o meio, os animais que praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais.

Mimetismo Batesiano
Um animal tóxico ou perigoso é imitado evolutivamente por espécies “saborosas” ou inofensivas. Neste caso, somente a espécie inofensiva se beneficia da “fama” da espécie perigosa, pois um predador evitará ambas.

Mimetismo Mülleriano
Um animal tóxico ou perigoso é imitado evolutivamente por espécies igualmente tóxicas ou perigosas. Neste caso, as duas espécies se beneficiam.

Aposematismo
Aposematismo é o mesmo que coloração de advertência. Trata-se de uma forma de adaptação pela qual uma espécie revela cores vivas e marcantes para advertir seus possíveis predadores, que já a reconhecem pelo gosto desagradável ou pelos venenos que possui.

Comentários