Glicídios (Carboidratos)


Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, sacarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono. A principal função dos carboidratos é a de reserva de energia para o metabolismo celular. Podem ter também função plástica, participando da estrutura celular de alguns seres vivos, desempenhando papel estrutural no glicocálix nas membranas, celulose na parede celular vegetal e consistem na fonte primária de energia de nossas células (ex.: glicose). São compostos que contém primariamente átomos de carbono ligados a hidrogênios e grupos de hidroxila (H-C-OH) podendo ser definidos pela fórmula geral: Cn(H2O)n. Em dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, essas proporções diferem porque dois hidrogênios e um oxigênio são perdidos a cada ligação glicosídica formada.
Vale destacar que os açúcares aparecem nas moléculas de ATP e DNA, além de serem os produtos em qualquer tipo de processo de nutrição autotrófica.

Classificação dos glicídios

Monossacarídeos


Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (CH2O)n. O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Possuem livre absorção pelas membranas celulares. Os monossacarídeos são compostos que possuem energia para uso imediato, portanto, a glicose, a frutose e a galactose são utilizadas pelas células para esse fito.
Principais Monossacarídeos:

Oligossacarídeos

São formados pela união de dois a dez monossacarídeos, com destaque para os dissacarídeos

Dissacarídeos

Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem, e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. Havendo a perda de uma molécula de água (desidratação) para serem aproveitados como fonte de energia devem ser quebrados em dois monossacarídeos.
Principais Dissacarídeos

No corpo humano, a decomposição de cada componente ocorre em diferentes partes, como visto a seguir:
Lactose: quebrado pelo suco entérico (intestinal) pela enzima lactase, formando galactose e glicose;
Maltose: quebrado pelo suco entérico (intestinal) pela enzima maltase, formando duas moléculas de glicose;
Sacarose: quebrado pelo suco entérico (intestinal) pela enzima sucrase, formando frutose e glicose;

Polissacarídeos


Polissacarídeos são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de monossacarídeos. São insolúveis em água, sendo quebrados em açúcares simples por hidrólise. Sua insolubilidade é importante, pois agem como componentes estruturais do organismo de animais dando proteção e como fonte de energia.
Os principais polissacarídeos são:
CELULOSE: componente principal da parede celular de células vegetais, polissacarídeo estrutural. Não é decomposta no organismo humano, pois este não possui enzimas capazes de realizar tal procedimento;
QUITINA: forma o exoesqueleto dos artrópodes, polissacarídeo estrutural;
AMIDO: reserva energética dos vegetais. Estocado nos caules e raízes.  No organismo humano, esse polissacarídeo é degradado pelas glândulas salivares a partir da amilase salivar, a qual contém ptialina. Também é quebrada pelo duodeno (suco entérico) a partir da amilase pancreática;
GLICOGÊNIO: reserva energética animal. Estocado no fígado, fornece glicose a todo o organismo. Estocado nos músculos, fornece glicose somente ao metabolismo muscular.

O ser humano apresenta uma capacidade muito limitada de reserva de açúcar. Pode-se armazenar glicose, sob a forma de glicogênio, nas células do fígado e nas células musculares. Todo o excedente é transformado em gorduras e armazenado sob a pele ou entre os órgãos. Além disso, o tubo digestivo tende a transformar dissacarídeos e maiores carboidratos em monossacarídeos pois, normalmente, somente estes são capazes de atravessar a membrana celular. Vale-se rememorar que dissacarídeos não são absorvidos pelo sangue, já os monossacarídeos são. 

Comentários