Idade Média


Com o fim do Império Romano no Ocidente, ocorreu na Europa o fenômeno da ruralização. Praticamente todas as cidades foram despovoadas e as pessoas buscaram nas grandes propriedades rurais a forma de garantir minimamente a segurança, uma vez que o período conhecido como “as invasões bárbaras” transformou as antigas áreas dominadas pelos romanos no imenso território instável e perigoso. A Idade Média foi dividida em dois momentos distintos: Alta Idade Média e Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média - do século V ao X, teve como principais características: a formação e o desenvolvimento do feudalismo e concentração de poderes pela Igreja Católica.
A Baixa Idade Média - durou do século XI ao XV, caracterizou-se pelo apogeu e crise do feudalismo e a expansão das Cruzadas, movimento bélico incentivado pela Igreja Católica.
Feudalismo
O Feudalismo foi um fenômeno típico da Idade Média na sociedade Centro-Ocidental da Europa. O Feudalismo representou a fase de grande autoridade política; econômica; ideológica e cultural da Santa Sé.
A base de sustentação do Sistema Feudal era o trabalho servil. O servo era originado da decadência Romana. Esse trabalhador recebia proteção de seu Senhor e retribuía na forma de pagamentos de tributos em produtos ou na forma de prestação dos mais variados serviços. Os servos, além de trabalharem no campo tinham a obrigação de pagar impostos na forma de produtos agrícolas, animais, manufatura, tecelagem e/ou prestarem serviços.
Impostos
Corvéia: Trabalho gratuito realizado de duas a três vezes por semana, no manso senhorial; na construção e reparação das estradas; pontes, moinhos, e outras localidades na casa senhorial
Talha: Parte da produção agrícola que era entregue ao Senhor feudal.
Banalidade: Pagamento pelo uso dos instrumentos de trabalho no feudo.
Capitação: Imposto pago pela moradia no feudo.
Mão morta: Era o pagamento de uma taxa para a família servil permanecer no feudo, em caso do falecimento do pai ou de outros entes trabalhadores.
Tostão de Pedro ou Dízimo: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local.
Taxa de justiça: Taxa que o servo ou o vilão pagava ao senhor feudal para que se fizesse justiça dentro do feudo. Quando o servo cometia uma infração, o senhor cobrava a taxa para que o julgamento acontecesse em um tribunal presidido pelo senhor ou seu representante.

Estamentos e Hierarquia Social
Os historiadores franceses, especialistas em Idade Média, preferem classificar a sociedade feudal como uma sociedade composta exclusivamente por estamentos, ou ordens. Entendemos por sociedade estamental uma forma de organização onde a estratificação social com camadas mais fechadas do que as classes e mais abertas do que as castas, reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra.
Na Idade Média, praticamente inexistia mobilidade social, uma vez que a condição social do individuo era determinada pela tradição, pelos laços de consanguinidades, e pela hereditariedade. Em outros termos, era praticamente impossível o filho de um servo chegar a condição de nobre.
Uma definição dada na época é que: “Na sociedade alguns rezam (oratores), outros guerreiam (bellatores) e outros trabalham (laboratores), onde todos formam um conjunto inseparável e o trabalho de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta apoio aos outros.”
Igreja Católica Medieval
O controle ideológico aplicado pela Igreja e a repressão militar imposta pelos senhores feudais impedia qualquer revolta camponesa. Em sua maioria eram os próprios filhos da classe nobre aqueles que formavam os quadros do clero e, dessa maneira, asseguram o controle político e social por meio do discurso ideológico fortemente marcado pelo ideal de abnegação e votos de pobreza na terra para a garantia de vida eterna após a morte.
Principais Fatores da Alta Idade Média
I-Formação e desenvolvimento do feudalismo
II-Concentração de poderes pela Igreja Católica
III- Expansão do Islamismo: Os sucessores de Maomé difundiram a fé Islâmica em diferentes partes do globo, esta difusão não tinha os mesmos critérios políticos e econômicos, mas possuía a mesma concepção religiosa. O mundo Islâmico é bastante diversificado mais a religião é o grande elo entre esses povos.
IV- Descentralização política.
Principais Fatores da Baixa Idade Média
I- Expansão das Cruzadas: As cruzadas foi um importante capitulo da Baixa Idade média, ela representou o choque cultural-religioso entre o ocidente e o oriente.
II - Novas rotas comerciais.
III- Centralização política: formação das monarquias nacionais.
IV-Apogeu e crise do feudalismo:
O feudalismo acabou devido às melhorias tecnológicas; surgimento de excedente econômico; revitalização das atividades comerciais e resurgimento das cidades. O aparecimento da burguesia muda a sociedade e a economia feudal.
Idade Média Oriental
Império Bizantino (Roma Oriental): Parte do império Romano da Ásia que sobreviveu até o século XV. A Roma Ocidental se feudalizou, já a parte oriental ficou fundamentada no comércio e na vida urbana.
A atual Turquia é hoje o país que corresponde ao antigo Império Bizantino. Localizada entre a Europa e a Ásia, a Turquia é uma rota de comércio e culturas. Neste país coexistem culturas europeias e asiáticas. A maior autoridade política e militar do Império Bizantino é o Cézar Bizantino.
O Império Bizantino preservou a cultura Greco-Romana, quando os turcos invadiram Constantinopla (capital do Império) muitos sábios Bizantinos migraram para a Europa. No continente europeu esses sábios difundiram a cultura Greco Romana contribuindo para o renascimento do século XV.
GLOSSÁRIO

Castas: Um sistema de castas compõe-se de um número muito grande de grupos hereditários, geralmente locais, rigidamente endogâmicos, dispostos numa hierarquia de inferioridade e superioridade; correspondem geralmente a diferenciações profissionais, são impermeáveis a movimentos de mobilidade social, são reconhecidos por lei e possuem quase sempre um fundo religioso.
Ministral: Fiscal do feudo.
Servo da gleba: Trabalhador preso a terra.
Vilão: Trabalhador livre.



Comentários