Lipídios


Os lipídios são moléculas pouco solúveis em água, por isso, são chamadas de hidrofóbicas. E são solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool, clorofórmio, etc.). A razão da insolubilidade em água é que as moléculas desses lipídeos são apolares, por isso não têm afinidade por molécula de água. Os lipídeos são moléculas formadas pela união de um ácido graxo com um álcool.
Essas substâncias são formadas por C, H e O, mas em proporções diferentes da dos carboidratos.
Um lipídio é chamado "gordura" quando está no estado sólido à temperatura ambiente. Caso esteja no estado líquido será denominado "óleo".




Funções dos lipídios nos seres vivos
a) São constituintes da membrana plasmática e de todas as membranas internas da célula (fosfolipídios). Ou seja, eles exercem uma função estrutural.
b) Fornecem energia quando oxidados pelas células. São normalmente usados como reserva energética quando há pouca reserva de carboidratos. Nas plantas, os lipídios são armazenados em sementes e frutos; nos animais, no tecido adiposo.
c) Fazem parte da estrutura de algumas vitaminas (A, D, E e K).
d) Originam alguns hormônios (andrógenos, progesterona, etc.). Ou seja, eles podem exercer a função reguladora, já que esses hormônios regulam as funções do oganismo.
e) Ajudam na proteção, pois as ceras são encontradas na pele, nos pelos, nas penas, nas folhas, impedindo a desidratação dessas estruturas, através de um efeito impermeabilizante, sendo um isolante elétrico, mecânico e térmico.




Os lipídios podem ser classificados em glicerídeos, cerídeos, lipídios complexos, esteroides e carotenoides.
Glicerídeos: Irão compor quase que a totalidade dos lipídios consumidos na dieta, os triglicerídeos ou triacilgliceróis (TAG). Formados pela ligação éster de um glicerol a três ácidos graxos. São os óleos (líquidos a temperatura ambiente) e as gorduras (sólidas a temperatura ambiente). Os triglicerídeos são depositados principalmente no tecido adiposo, compondo uma enorme reserva energética sem grandes alterações do volume corpóreo, quando comparado aos carboidratos, que agregam grande quantidade de água nos tecidos. Os ácidos graxos que irão compor os TAG’s podem ser:
Saturados: quando os átomos de carbono estiverem completamente saturados por hidrogênios. Lipídios saturados bem como as gorduras trans aumentam os riscos de aterosclerose, aumento do mau colesterol (LDL) e consequentes infartos e derrames.
Insaturados: quando os átomos de carbono apresentarem ligações duplas entre si. Ácidos graxos essenciais poli-insaturados das séries ômega-6 (ácido araquidônico) e ômega-3 (ácido alfa-linolênico) auxiliam na redução do colesterol e dos TAGs sanguíneos, aumentam a imunidade e reduzem os riscos cardiovasculares.
Fosfolipídios: Os fosfolipídios são constituintes estruturais da bicamada lipídica das membranas celulares. Apresentam uma cabeça (fosfato) polar e uma cauda (lipídio) “apolar”. Os fosfolipídeos são lipídios de cadeia complexa. É uma classe especial de lipídios, sendo os principais constituintes das membranas celulares. Do ponto de vista químico, é um glicerídeo combinado a um grupo fosfato. Sua molécula lembra um palito de fósforo, com uma “cabeça” eletricamente carregada (polar), e duas “caudas” sem carga elétrica (apolar) de ácido graxo. As membranas biológicas são formadas por fosfolipídios organizados em duas camadas, nas quais se encontram algumas proteínas incrustadas. Essas membranas são elásticas e por isso possuem a capacidade de reorganização evitando a ruptura das membranas, o que explica a capacidade de regeneração.
Os fosfolipídios constituem as membranas plasmáticas das células de todos os seres vivos. Cada molécula de fosfolipídios tem uma região hidrofílica (que tem afinidade com a água) e uma região hidrofóbica (sem afinidade com a água). Essa característica permite que esses lipídios separem meios aquosos, como o meio intra e extracelular, pela forma como se posicionam na membrana plasmática. Os lipídios dispõem-se em uma camada dupla, e as regiões hidrofílicas ficam voltadas para os meios intra e extracelular (aquosos). As regiões hidrofóbicas voltam-se para o interior da dupla membrana.
Esteroides: Formados somente pela porção álcool, os esteroides normalmente são absorvidos diretamente pelas células dos seres vivos. O colesterol é o principal esterol dos tecidos animais. Suas funções são a formação de vitaminas (pró-vitamina D), hormônios e os sais biliares. Os esteroides são lipídios de cadeia complexa.
O colesterol é um dos esteroides mais conhecidos, principalmente por estar associado à doenças do sistema cardiovascular. Porém, sua ingestão é necessária, pois o colesterol é um componente importante nas membranas celulares. As expressões “colesterol bom” e “colesterol ruim” não se referem propriamente à molécula de colesterol, mas sim às proteínas sanguíneas encarregadas de seu transporte. Essas proteínas se associam a lipídios e formam lipoproteínas, que são conhecidas pelas siglas LDL (Low Density Lipoprotein) e HDL (High Density Lipoprotein). As LDL são as principais transportadoras de colesterol, enquanto as HDL são as principais transportadoras de fosfolipídios. Uma alta concentração de colesterol no sangue interfere no processo de englobamento e degradação do conjunto colesterol-proteína pelas células, sendo este colesterol degradado utilizado na síntese de membranas celulares. A redução da captação do complexo LDL pelas células faz com que este fique em excesso no sangue, oxidando e ficando alojado na parede dos vasos sanguíneos, ocasionando arteriosclerose. Por isso, o colesterol associado às LDL é chamado de “colesterol ruim”. As HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o até o fígado, que o excreta na bile. Essas lipoproteínas ajudam, portanto, a eliminar o colesterol do sangue e por isso são chamadas de “colesterol bom”. A ingestão de óleos vegetais como os presentes no azeite ajudam a manter os níveis normais de colesterol no sangue e aumentar a produção de HDL.
Obs.: No corpo humano, o colesterol pode ter duas origens: exógena (se ingerido através de alimentos (leite e derivados, ovos e carne em geral)) e endógena (se fabricado pelo próprio organismo). O fígado não só produz como também degrada o colesterol, atuando como um órgão regulador da taxa dessa substância no sangue.
Carotenoides: Os carotenoides são um grande grupo de pigmentos de natureza lipídica. Eles dão as cores vermelha, laranja e amarela aos alimentos. Sua principal função em nosso organismo é a formação da vitamina A (retinol, um derivado dessa vitamina e que também compõe a Rodopsina, uma proteína, encontrada nos bastonetes dos olhos). Eles também são produzidos por seres autótrofos que participam do processo de fotossíntese.
Ergosterol: participa da membrana plasmática de fungos. É precursor da vitamina D.
Cerídeos ou Ceras: são lipídios produzidos por animais e plantas. Nas plantas, de forma geral, as ceras têm função impermeabilizante. São produzidas e depositadas na superfície das folhas ou dos frutos para diminuir a perda de água, chamada de cutina. A cera produzida pelas abelhas também é formada por lipídios, assim como o cerume presente nas orelhas de alguns mamíferos. 

Comentários