Literatura: Barroco


Para combater a Reforma, o catolicismo lança a Contrarreforma que tinha também, além da finalidade expressa em seu próprio nome, a de combater o semipaganismo que dominava o mundo ocidental. Esse movimento foi entregue aos padres da Companhia de Jesus, os jesuítas, ordem fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola.
Depreende-se do que ficou dito que o Barroco é, antes de tudo, a arte das oposições, geradas exatamente pelo conflito desencadeado na alma humana pela luta entre o materialismo renascentista e o espiritualismo medieval, entre o sagrado e o profano, o espírito e a carne. Daí ser o Barroco literário essencialmente antagônico, e as antíteses constituírem sua característica mais marcante.
O período conhecido como Barroco, ou Seiscentismo, é constituído pelas primeiras manifestações literárias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil Colônia, embora diretamente influenciadas pelo barroco europeu, isto é, vindo das Metrópoles.
Didaticamente, o Barroco brasileiro tem seu marco inicial em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira. As primeiras manifestações da literatura barroca brasileira ocorreram na Bahia, centro político e comercial da colônia durante o ciclo da cana-de-açúcar.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. Além disso, temos o Fusionismo, que é a fusão das visões medievais e renascentistas e o Feísmo, que é a exploração da miséria da condição humana.

Cultismo\Gongorismo e Conceptismo\Quevedismo
Pode se chamar de cultismo ou gongorismo o jogo de palavras, o rebuscamento da forma, a obsessão pela linguagem culta e erudita. É o abuso de figuras de linguagem no texto, especialmente a metáfora, antítese e o hipérbato. Esse estilo predomina na poesia. Já o conceptismo pode ser entendido como a preocupação com as associações inesperadas que seguem o raciocínio lógico e racionalista. Este é o aspecto construtivo da arte literária barroca que se volta para o jogo das ideias e conceitos, recorrendo à metáforas, hipérboles, paradoxos, antíteses. Esse estilo predomina em textos em prosa. A elaboração está no aspecto conceitual do texto, valorizando a construção intelectual, o conteúdo. Esse estilo predomina na prosa.


Principais autores:


Padre Antônio Vieira

Por onde passou ficou, ficou conhecido por seus sermões, discursos orais destinados aos fiéis sobre temas religiosos, bíblicos e morais. Porém, Antônio Vieira não se limitou à pregação religiosa, colocando seus sermões a serviço de suas ideias políticas e ideológicas. Foi um grande representante do conceptismo no Barroco. É um dos grandes representantes do conceptismo.


Gregório de Matos

Graças à sua poesia satírica, com termos de baixo calão e críticas abertas à sociedade baiana, o poeta ganhou o apelido de “Boca do Inferno”. Além de abordar temas clássicos do Barroco europeu, como a religiosidade, Gregório de Matos também se dedicou à lírica filosófica, explorando temas como o Carpe diem, além de utilizar de vários artifícios do cultismo.

Comentários