Mitose


A mitose (equacional) é um processo contínuo de divisão celular, mas, por motivos didáticos, para melhor compreendê-la, vamos dividi-la em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Alguns autores costumam citar uma quinta fase – a prometáfase – intermediária entre a prófase e a metáfase. O final da mitose, com a separação do citoplasma, é chamado de citocinese (ou citodiérese).
As fases do ciclo celular são:
1. Interfase: A interfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho. É Iniciada a formação de um novo par de centríolos.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA duplicado.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado. A duplicação dos centríolos é finalizada, porém, permanecem unidos no mesmo centrossomo.

2. Divisão Celular:
      2.1 Prófase – Fase de início (pro = antes)
  • O nucléolo começa a desaparecer junto com a membrana nuclear
  • Organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir do centrossomo, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico).
  • Os cromossomos ficam mais curtos e grossos, tornando-se visíveis ao telescópio. Ao se condensar, os cromossomos tornam-se inativos, pois a compactação impede o DNA de produzir RNA.
  • O centrossomos parte-se em dois e cada centríolo começa a dirigir-se para polos opostos da célula
Na mitose em célula animal, as fibras que se situam ao redor de cada par de centríolos opostas ao fuso constituem o áster.
       2.2 Metáfase – Fase do meio (meta = no meio)
Deslocamento e disposição linear dos cromossomos na placa equatorial (metafásica) da célula. Nessa fase (ou, para alguns, na fase prometáfase), os cromossomos apresentam-se no máximo de sua espiralização. Os microtúbulos que partem dos centrossomos capturam os cromossomos pelo cinetócoro, que é uma estrutura proteica encontrada na região do centrômero. Cada cromátide possui seu próprio cinetócoro, e quando o cinetócoro de uma cromátide é capturado pelos microtúbulos ligados a um dos polos, o cinetócoro da outra cromátide fica voltado para o polo oposto.
O equilíbrio das tensões dos microtúbulos puxa os cromossomos alinhados para a região mediana da célula. Quando os cromossomos estão localizados no meio da célula, eles formam a placa metafásica ou placa equatorial.
       2.3 Anáfase – Fase do deslocamento (ana indica movimento ao contrário)
  • As fibras do fuso começam a encurtar. Em consequência, cada lote de cromossomos irmãos é puxado para os polos opostos da célula. (Ascensão Polar). O encurtamento ocorre devido a desagregação das moléculas de tubulina nas extremidades dos microtúbulos associados ao cinetócoro.
  • Nessa fase, os centrômeros se bipartem. Uma vez individualizadas, as cromátides agora são cromossomos novos, filhos. Como cada cromátide passa a ser um novo cromossomo, pode-se considerar que a célula fica temporariamente tetraploide (4n)
  • Pode ocorrer de ambas as cromátides se ligarem a microtúbulos de um único pólo e migrarem juntas. Esse fenômeno se chama não-disjunção cromossômica, e causa um erro na distribuição dos cromossomos.
2.4 Telófase – Fase do Fim (telos = fim)
  • Os cromossomos se descondensam e retornam à atividade, produzindo RNA;
  • Os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares.
  • A carioteca se reorganiza em cada núcleo filho.
2.4.1 Citocinese – Separando as células
  • A partição em duas cópias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta) a partir de um anel contrátil de actina e miosina;
  • Na célula vegetal, a citocinese é centrífuga, ocorre do centro para a periferia da célula. No início da telófase forma-se o fragmoplasmo, formando pelo Complexo de Golgi origina microvesículas que se depositam na região central do citoplasma e se organizam do centro para a periferia celular. A fusão das vesículas do fragmoplasto determina a formação de uma membrana fina e elástica, constituída de pectatos de cálcio e magnésio, denominada lamela média. Ao redor da lamela média ocorre uma deposição de celulose, formadora das paredes celulares que acabam delimitando as duas novas células;
  • Nas células animais, devido à presença de centríolos, a mitose é chamada cêntrica; e, em consequência da existência de áster, a mitose é denominada astral. Nas células vegetais, ao contrário, a mitose é acêntrica (ausência de centríolos) e anastral (ausência de áster).

Obs: Díade = cromossomo duplicado.

Comentários