Protozoários


São seres unicelulares e heterotróficos que possuem vacúolos digestórios, que atua na digestão intracelular das partículas ingeridas por fagocitose, possuindo a citóstoma, que é uma região especializada na fagocitose, e a citoprocto, que é a região especializada na eliminação dos restos deixados pelos vacúolos digestórios das substâncias fagocitadas. Também possuem os vacúolos contráteis, que servem para a retirada do excesso de água que penetra na célula por osmose. Eles possuem um citoesqueleto que se localiza logo abaixo do que chamamos de membrana celular. A união dessa membrana com esse citoesqueleto resulta no que chamamos de “película”, que é uma espécie de parede corporal típica desse tipo de organismo. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Alguns formam colônias livres ou sésseis. Eles fazem parte dos Zooplâncton. Eles auxiliam as bactérias e fungos na decomposição da matéria orgânica.
Quando estão em relação com outros seres, eles podem ser:
  • comensais — alojam-se no organismo hospedeiro sem causar danos, nutrindo-se de seus restos alimentares
  • mutualísticos — estabelecem com o hospedeiro uma relação de benefícios mútuos;
  • parasitas
Nas espécies de vida livre há formação de vacúolos digestivos. As partículas alimentares são englobadas por pseudópodos ou penetram por uma abertura preexistente na membrana, o citóstoma.
Já no interior da célula ocorre digestão, e os resíduos sólidos não digeridos são expelidos em qualquer ponto da periferia, por extrusão do vacúolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopígio ou citoprocto.
Os produtos solúveis de excreção podem ser eliminados em toda a superfície da célula. Nos protozoários de água doce há um vacúolo contrátil, que recolhe o excesso de água absorvido pela célula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contração brusca. O vacúolo é, portanto, osmorregulador.
Sua classificação é baseada na forma de locomoção, sendo os mais importantes:
  • Filo Sarcodina: Actinópodes: Rizópodes  = possuem pseudopodes, que são extensões celulares que também realizam a fagocitose.
  • Heliozoários = são esféricos
    • Não possuem sistema de locomoção
  • Foramídeos = carapaça (corais)
  • Filo Mastigophora: Flagelados: mastigóforos= flagelos. A reprodução é sexuada ou assexuada por divisão longitudinal. Nesse filo encontra-se os causadores das doenças da Leishmaniose (Leishmania brasiliensis), da Doença de Chagas (Trypanosoma cruzi) que é transmitida pelo barbeiro, da Doença do Sono (Trypanosoma gambiense) que é transmitida pelo mosquisto tsé-tsé, e de outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Filo Ciliophora: Ciliados = cílios. Aqui estão os protozoários de organização mais complexa.  A reprodução assexuada, como na ameba e na euglena, ocorre por divisão binária. A reprodução sexuada por conjugação
  • Filo Sporozoa: Apicomplexos: esporozoários = endoparasitas que locomovem-se por microtubos e  apresentam um tipo de reprodução assexuada especial chamada de esporulação: uma célula divide seu núcleo numerosas vezes; depois, cada núcleo com um pouco de citoplasma é isolado por uma membrana, formando assim vários esporos a partir de uma célula. No ciclo vital apresentam alternância de reprodução assexuada e sexuada.

A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas
  • Divisão binária → também chamada de cissiparidade
  • Divisão múltipla (esquizogonia) → nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.

Muitos autores não consideram a conjugação realizada por alguns protozoários como reprodução sexuada por esse processo não resultar em aumento de indivíduos, enquanto que outros consideram esse processo como sendo um tipo de reprodução sexuada por haver troca de material genético. A conjugação é um processo que consiste na união parcial de dois indivíduos que se emparelham e através de uma ponte citoplasmática onde trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão binária. Esse processo ocorre nos protozoários ciliados e algumas espécies também podem apresentar a chamada alternância de gerações.

Comentários