Radiação


Poluição:
A poluição radiativa tem-se tornado motivo de grande preocupação desde a última guerra mundial.
Os produtos radiativos podem ser lançados no meio ambiente através de:
- explosões atômicas;
- da água utilizada para o resfriamento dos reatores de usinas nucleares;
- detritos atômicos formados nessas usinas.

Poluentes radioativos: 
Entre os vários poluentes radiativos, um dos mais perigosos é o estrôncio 90, que, além de apresentar uma meia-vida relativamente alta, é um elemento metabolizado pelo organismo de forma semelhante ao cálcio. (Meia-vida é o intervalo de tempo no qual a metade de um conjunto de átomos radiativos perde a capacidade de emitir radiatividade.) 

Como “imitador” do cálcio, o estrôncio 90 - que pode ser adquirido pela ingestão de leite e ovos contaminados - aloja-se nos ossos, próximo à medula. A radiatividade emitida pode alterar a atividade da medula óssea na produção de células sanguíneas, com o perigo de levar o indivíduo a uma forte anemia ou mesmo a adquirir leucemia.

O iodo radiativo (I129; I131), outro perigoso poluente, aloja-se em especial na tireóide, reduzindo-lhe a atividade, além de provocar processos de cancerização nessa glândula. 

Tipos de Radiação:

Radiação Alfa é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distância que uma partícula percorre antes de parar é chamada alcance. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. A inalação ou ingestão de partículas alfa é muito perigosa. 

Radiação Beta é também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Tem maior penetração que as partículas alfa, se o emissor beta é ingerido, os efeitos são muito mais extensos. 

Radiação Gama é uma onda eletromagnética. As substâncias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substância chocam-se com suas moléculas. A radiação gama tem seu poder de penetração muito grande.  

Comentários