Reino dos Seres Vivos



Assim, segundo o sistema desenvolvido por Linné (Lineu), as espécies semelhantes eram agrupadas em gêneros, os gêneros semelhantes eram agrupados em famílias, as famílias semelhantes eram agrupadas em ordens. As ordens semelhantes foram agrupadas em classes, as classes semelhantes em filos e os filos semelhantes foram agrupados em reinos. A cada espécie Linné atribuiu dois nomes, que eram uma composição de seu gênero e espécie. O nome que se refere ao gênero deve ter a primeira letra em maiúscula e o nome que se refere à espécie deve ter a primeira letra em minúscula. Outra regra para se escrever o nome científico dos animais é também sublinhá-los ou utilizar um tipo diferente de escrita. Dessa maneira, ele se tornou o primeiro a chamar os seres humanos de Homo sapiens. Linné pela sua contribuição passou a ser considerado o pai da moderna taxonomia, que significa “nomear em ordem”.
Os seres vivos eram inicialmente divididos em dois grandes reinos, o animal e o vegetal.Em 1899, o biólogo alemão Ernst Haeckel sugeriu que fossem criados os reinos Protista e Monera, além dos reinos já existentes. Em 1969, o biólogo R.H. Whittaker propôs a divisão dos vegetais em outro grupo, dos Fungos, criando por tanto os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantae e Animalia.
Os reinos são divididos em:.
Reino Plantae ou Metaphyta:

Os seres desse reino são pluricelulares, eucarióticos, que têm células revestidas por uma membrana de celulose e são autótrofos, fotossintetizantes. Nesse reino fazem parte: os vegetais inferiores (algas vermelhas, verdes ou marrons), vegetais intermediários (samambaia) e os vegetais superiores (demais plantas). Estes organismos contêm os pigmentos fotossintéticos, chamados clorofila. São divididos em Criptógamas (sem semente) e Fanerógamas (com semente): 
Criptógamas = Briófitas e Pteridófitas; 
Fanerógamas = Gminospermas (sem fruto) e Angiospermas (com fruto). O corpo de uma planta é divida em raiz, caule e folha.

Reino Monera:

É composto por organismos unicelulares e procariontes. Fazem parte desse reino: Arqueobactérias, Eubactéria, Cianobactérias . Possuem tanto seres autotróficos como heterotróficos. Presença de clorofila nas cianobactérias, as eubactérias podem apresentar outros pigmentos, muitas vezes parecidos com a clorofila, já as arqueas são muito semelhantes às bactérias, porém, a configuração dos genes e funcionamento destes são muito distintos, além disso, as arqueas costumam viver em ambientes inóspitos. As bactérias possuem a parede bacteriana e, dentro dela, possuem a membrana plasmática. Além do cromossomo, a célula bacteriana pode conter moléculas circulares de DNA menores, os plasmídios, que não são essenciais, mas são responsáveis pela destruição de substâncias prejudiciais. Em muitas bactérias, há o flagelo bacteriano, responsável pela movimentação, atuando de forma diferente que atua nas células eucariontes. Certas bactérias apresentam externamente à parede celular uma cobertura de consistência mucosa, a cápsula bacteriana. A composição da cápsula varia nas diferentes espécies de bactérias, podendo ser formada por polissacarídios, por proteínas ou por ambos, produzidos e excretados pelo interior da célula. As bactérias têm uma grande variedade de nutrição, podendo ser autotrófica (fotossintetizante ou quimiossintetizante) ou heterotrófica (saprofrágicas ou parasitas). Já, perante sua respiração, elas podem ser aeróbicas, anaeróbicas facultativas e anaeróbicas obrigatórias. Elas se reproduzem por reprodução assexuada, divisão binária.

Processo de recombinação gênica em bactérias:
Bactérias não possuem reprodução sexuada, no entanto, trocas de genes entre indivíduos da mesma espécie ou mesmo de espécies diferentes são relativamente comuns. Existem três formas:
Transformação bacteriana: é a captação e a incorporação de DNA disperso no ambiente.
Conjugação bacteriana: a transferência de DNA de uma bactéria doadora a uma receptora, ocorrendo por um tubo proteico (pelo sexual\pilus\pili), que conecta as duas bactérias.
Transdução bacteriana: ela é promovida por vírus bacteriófagos, que, após de infectar e sair de uma célula de uma bactéria e dela incorporarem fragmentos de DNA, elas podem transferir esses genes a outra bactéria infectada e, quando não destruída, irá multiplicar essas novas características

        Reino Fungi:

Seres eucariontes que podem ser unicelulares ou pluricelulares (em geral) fazem parte desse reino. Todos são heterótrofos, transformam a matéria orgânica do ambiente, sendo os principais decompositores. Eles apresentam parede celular, porém, ao invés de possuírem clorofila, apresentam quitina. Os fungos são seres constituídos por longos filamentos ramificado, de parede quitinosa, as hifas, nas quais se encontra seu material celular. O conjunto de hifas constitui o micélio, o corpo do fungo. O crescimento das hifas ocorre apenas nas extremidades; nas regiões mais antigas, o conteúdo citoplasmático pode desapareces, restando apenas as paredes das hifas. Durante o crescimento, as hifas do micélio liberam enzimas digestivas que atuam extracelularmente, degradando substâncias orgânicas presentes no substrato. As hifas absorvem, então, os produtos da digestão, utilizando-os como fonte de energia e matéria prima para a sobrevivência e o crescimento. Esse modo de vida dos fungos é responsável pelos apodrecimento de diversos materiais. Eles realizam alternância de gerações, isto é, possui tanto um período de reprodução assexuada como sexuada. Certas espécies de fungos vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando beneícios. Os Líquens são formados pela associação cooperativa entre ascomicetos (fungos) com alfas ou cianobactérias. Graças à associação com o fungo, as algas (ou cianobactérias) pode viver em ambientes inóspitos, ocorrendo uma relação de mutualismo. Já a Micorrizas são associações das hifas de certos fungos com raízes de plantas. Graças ao fungo, a planta consegue absorver melhor minerais escassos no solo e o fungo se beneficia da mesma forma obtendo substâncias da planta.

Reino Protoctista:

São os seres unicelulares ou pluricelulares, e eucarionte. Estão presentes: os protozoários e algas, podendo ser autótrofos ou heterótrofos. Normalmente dito como o reino das espécies que não se encaixam em nenhum outro. A algas pluricelulares são muito semelhantes às plantas, porém, seu processo reprodutivo é diferente. As algas unicelulares se reproduzem assexuadamente por divisão binária, já a pluricelular, por fragmentação ou esporulação. Também pode acontecer, de algas unicelulares possuírem alternância de gerações, tendo um período sexuado. Os indivíduos haploides são chamados de gametófitos e os diploides de esporófitos. Os protozoários, por estarem dispersos em diversos filos, podem ser agrupados em um sub-reino chamado de Protozoa. Em sua nutrição, eles podem ser saprofágico como alimentar-se de outros seres, e, também, podem ser parasitas. Na sua constituição celular, os protozoários possuem o vacúolo digestório, no qual ocorre a digestão intracelular das partículas de alimento ingeridas por fagocitose, outros, também, tem uma região especializada na fagocitose, o citóstoma, alguns também possuem uma região especializada na eliminação de restos da digestão intracelular, o citoprocto (pode-se fazer uma associação simplória de que o vacúolo digestório é o “estômago” do protozoário, o citóstoma corresponderia à “boca” e o citoprocto ao “ânus” do ser). Em espécies de água doce, ainda há os vacúolos contráteis que eliminação o excesso de água que penetra na célula por osmose. Os protozoários podem possuir pseudópodes para movimentar-se, mas também podem existir protozoários flagelados e ciliados e, ainda, protozoários que locomovem-se por ação de microtúbulos localizados na membrana plasmática. A maioria dos protozoários de vida livre reproduz-se assexuadamente por divisão binária, mas há espécies que ocorre a divisão múltipla.

Reino Animalia ou Metazoa:

Seus seres têm organismos pluricelulares, eucarióticos e heterótrofos em sua composição. Com raras exceções, os seres deste reino têm a capacidade de se movimentar. Sua reprodução pode ser tanto sexuada como assexuada. No reino animal, por causa da sua enorme variedade, costuma-se descrever os animais dividindo-os em filos.

*Filo dos Porífero: Os poríferos, conhecidos como esponjas marinhas, possuem poros. São seres imóveis, que movimentam a água em seu entorno, geralmente marinhos.

*Filo dos Cnidários: São também conhecidos como celenterados. São seres que vivem no mar, geralmente. Alguns são fixos. Podem se apresentar sob duas formas: pólipos: geralmente fixos e cilíndricos, pode ser tanto sexuados como assexuados. Medusas: livre natantes, são sexuados.

*O Filo dos Platelmintos (platos = chato), filos dos Asquelmintos (askos = saco) e o filo dos Anelídeos (annulus = anel): são os três filos que estão reunidos os vermes. 

*Filo dos Platelmintos: Os seres deste filo têm como características o corpo achatado e não possuem ânus. Os platelmintos podem ter vida livre, sendo seu habitat tanto a água salgada como a doce, e também vivem em locais úmidos. 

*Filo dos Nematelmintos ou Asquelmintos: Os seres deste filo têm como características o corpo cilíndrico apresentando boca e ânus. 

*Filo dos Anelídeos: Os seres deste filo possuem o corpo segmentado, ou seja, formado por uma seqüência de partes iguais em formato de anel. A maioria dos anelídeos é de vida livre.

*Filo dos Moluscos Mollusca: Os moluscos são seres encontrados em vários ambientes, tais como na terra úmida, bem como na água doce ou na água salgada. No mar os moluscos podem apresentar conchas que servem de proteção, nadar livremente, se arrastar sobre ou viver presos às rochas.

*Filo dos Artrópodes: Este filo é o maior em termos de variedade de espécies, possuem patas articuladas e esqueleto externo, ou exoesqueleto. As classes principais no filo dos artrópodes são os crustáceos, os insetos e os aracnídeos, os quilópodes e os Diplópodes\ Quilópodes. Em especial, os insetos possuem ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo superficial.

*Filo dos Equinodermos: são animais exclusivamente de vida marinha e possuem espinhos recobrindo seus corpos.

*Filo dos Cordados: A principal característica que distingue os cordados de todos os outros animais é a notocorda, um tubo nervoso dorsal que, nos vertebrados, é substituída pela coluna vertebral durante a gestação. A coluna vertebral consiste em uma seqüência de ossos que tem como função dar sustentação ao corpo do animal. Os animais que possuem coluna vertebral são chamados vertebrados e todos os demais são chamados invertebrados. Pertencem ao filo dos cordados: os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

--- Super Classe Pisces \Peixes: São animais adaptados a viverem tanto em água salgada como em água doce. São pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura varia com a do ambiente. A maioria deles apresenta seu corpo revestido por escamas, o que confere a eles proteção. Eles utilizam a musculatura do seu corpo para se movimentarem. Sua respiração é chamada branquial. Os peixes também respiram oxigênio, mas aquele dissolvido na água. A água entra pela boca dos peixes, passa pelas brânquias onde o oxigênio é capturado e o gás carbônico é expelido. Os peixes apresentam reprodução sexuada, havendo peixes de sexos separados. Em alguns casos a fecundação é externa, pois tanto machos quanto fêmeas expelem seus gametas na água e aí ocorre a fecundação e formam-se ovos. Dos ovos nascem larvas que recebem o nome de alevino. Em outros peixes a fecundação é interna.Os peixes possuem ovos heterolécitos e telolécitos com segmentação holoblástica ou meroblástica. 

---Classe Amphibia\Anfíbios: apresentam tanto vida aquática quanto terrestre. São seres pecilotérmicos, o que faz com que necessitem viver em ambientes úmidos e de temperatura média elevada.Sua reprodução é sexuada, sendo o sexo desses animais separados. Os anfíbios necessitam do ambiente aquático para a reprodução. Nessa época eles voltam à água e ambos os sexos eliminam seus gametas nela, ocorrendo a fecundação externa. Dos ovos provenientes da fecundação nascem os chamados girinos, que darão posteriormente origem aos seres adultos. Assim que os girinos desenvolvem pulmões e patas, passam a viver em terra. Quando ainda são girinos, os anfíbios respiram por brânquias, mas quando adultos sua respiração é pulmonar e cutânea, podendo ter dimorfismo sexual. Os anfíbios possuem ovos do tipo heterolécitos e segmentação holoblástica e desigual.


---Classe Reptilia\Répteis: são os primeiros vertebrados adaptados à vida terrestre possuindo respiração pulmonar. São também pecilotérmicos. Os sexos dos répteis são separados (dióicos) e a fecundação é interna. O desenvolvimento do embrião se inicia dentro do corpo da mãe, formando-se também uma casca protetora, o ovo, que depois de formado, é expelido, portanto são chamados ovíparos. Os répteis possuem ovos do tipo telolécitos e segmentação meroblástica discoidal.


---Classe Ave: possuem o corpo coberto de penas e os membros superiores transformados em asas, mas nem sempre voam bem. Elas são homeotérmicas,ou seja, a temperatura corporal não muda, independentemente da temperatura externa. A respiração das aves é pulmonar\sacos aéreos (armazenam ar e diminuem a densidade do corpo da ave facilitando o voo) e sua reprodução é sexuada. A fecundação das aves é interna e são ovíparas. O embrião que originou o filhote de ave sofreu clivagem do tipo meroblástica.

---Classe Mammalia\Mamíferos: são alimentados pelo leite materno. Eles têm o corpo coberto por pelos e são homeotermos. Eles são vivíparos, pois o desenvolvimento do embrião se dá dentro do corpo da mãe. Têm sexos separados e a fecundação é interna. Os ovos (oligolécito) de mamíferos sofrem clivagem holoblástica e igual, apresentando pouco vitelo uniformemente distribuído pelo citoplasma. Vale ressaltar que não são todos os mamíferos que possuem o desenvolvimento completo no interior do corpo da progenitora, os marsupiais, por exemplo, os filhotes nascem prematuramente e completam seu desenvolvimento na bolsa marsupial.


Obs: Até o presente momento não fora chegada uma conclusão definitiva sobre a classificação dos vírus. Os biólogos estão divididos entre os que acreditam que estes seres são vivos e outros que desconsideram essa afirmação, já que ele é acelular. São constituídos basicamente por ácido nucleico (DNA ou RNA, chamados de nucleocapsídios) envolto por moléculas de proteínas (capsídio). A simplicidade da estrutura dos vírus está relacionada ao fato de todos eles serem parasitas intracelulares obrigatórios. O ciclo vital de um vírus ocorre apenas no interior de celular vivas. Cada espécie viral é altamente específica, isto, só consegue invadir determinadas células. A invasão de uma célula hospedeira por um vírus é chamada de infecção viral. Certos tipos de vírus apresentam, além do nucleocapsídio e o envelope viral, um envoltório lipoproteico formado por fragmentos da membrana plasmática da célula hospedeira. Quando o vírus está completo, é chamado de vírion. Na superfície do vírion há proteínas capazes de se unir a componentes específicos da membrana da célula hospedeira, chamados receptores virais. A capacidade de infectar uma célula depende justamente da união entre as proteínas “ligantes” do vírus e os receptores virais da célula hospedeira. Os vírus só conseguem infectar células dotadas de receptores compatíveis com suas proteínas ligantes, por isso são tão específicos. Em especial, nos vírus, temos os bacteriófagos, ou fagos, que são vírus que atacam bactérias.O

Obs²: Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Archaea (as Arqueobatérias) e Bacteria. Tal divisão ocorreu pois era inviável agrupar as Arqueobatérias no mesmo grupo que as outras bactérias, já que ela vive em um ambiente extremo (com altíssimas temperaturas) e, principalmente, devido à sua configuração genética que mostrou se extremamente oposta às das outras bactérias.

Comentários