Relações Ecológicas

Conceitos:
O princípio da Exclusão competitiva de Gause
Se duas espécies têm nichos ecológicos muito parecidos, elas não conseguirão conviver em um mesmo hábitat por causa da severa competição que se estabelecerá entre elas, uma espécie tenderá a excluir a outra. 

Relações Ecológicas
Um organismo de uma certa espécie pode relacionar-se tanto com seres de sua espécie como de outros, evento chamado de relações ecológicas. Quando ocorre com seres de mesma espécie, é chamada de relação intraespecífica, já quando ocorrem entre com indivíduos de espécie(s) diferente(s), é chamada de relação interespecífica.
Indivíduos de mesma espécie normalmente disputam entre si, ocasionando a competição intraespecífica. Porém, pode ocorrer casos que há a cooperação mútua, denominada cooperação intraespecífica.
Um tipo de cooperação intraespecífica é a colônia, que são grupos de indivíduos de mesma espécie, fisicamente unidos, que interagem de forma mutuamente vantajosa. Existem dois tipos de colônia: isomorfa, formada por indivíduos semelhantes morfológica e funcionalmente, e heteromorfa, formada por indivíduos diferentes morfologicamente e com funções diferentes.
Outra relação intraespecífica é a sociedade, com uma única diferente, os indivíduos se ajudam mutuamente sem estarem unidos.
Os especialistas costumam classificar as relações ecológicas interespecíficas em competição, interação trófica, mutualismo, comensalismo e inquilinismo.
A competição, baseada no Princípio da Exclusão competitiva de Gause, quando duas espécies (ou até mesmo dentro da espécie) de uma comunidade, que possuem nichos ecológicos semelhantes, disputam, podendo levar à extinção ou forçar a outra espécie a migrar.

As principais relações tróficas são:
Herbivoria: relação que se estabelece entre plantas e animais que se alimentam delas. Certos tipos de animais comem apenas partes das plantas, não chegando a matá-las.
Predação: relação em que uma espécie predadora mata e come indivíduos de outra espécie, sua presa. É importante mecanismo regulador da densidade populacional.
Parasitismo: relação em que uma espécie parasita associa-se a outra, a espécie hospedeira, causando-lhe prejuízos por se alimentar à sua custa. Coadaptação é a tendência natural da relação parasitária se torne equilibrada ao longo do tempo, com hospedeiro e parasita adapta-se um ao outro. No parasitismo não ocorre essa adaptação, acarretando a morte do hospedeiro, onde o parasita passou boa parte da sua vida, alimentando-se lentamente, ocorrendo então a predação. Os parasitas podem ser:
  • Ectoparasitas: quando vivem na superfície externa do hospedeiro.
  • Endoparasitas: quando vivem no interior do hospedeiro.
Mutualismo é a relação em que ambas espécies em interação obtêm beneficies, existe o mutualismo faculdade, chamado de protocooperação, onde as espécies trocam benefícios, mas podem sobreviver sozinhas. Já o mutualismo obrigatório é uma relação permanente e indispensável à sobrevivência dos indivíduos associados. (Tempos atrás era chamado de simbiose, porém o termo foi depreciando)
Comensalismo é a relação em que uma das espécies é beneficiada, enquanto outra não tem prejuízo ou benefício, a espécie beneficiada normalmente por causa dos restos de comidas.
Inquilinismo é a relação em que uma espécie ‘’inquilina’’ vive sobre ou mesmo dentro de uma espécie hospedeira, sem prejudicá-la.  

Comentários