Reprodução dos Vertebrados


A REPRODUÇÃO NOS PEIXES
Os peixes de água doce sobem até a cabeceira dos rios para a desova. Ali encontram águas mais tranquilas, mais oxigenadas e com menor número de predadores. A fêmea coloca os óvulos na água e o macho deposita sobre eles os espermatozoides. Mesmo assim, o número de filhotes que atingem a idade adulta não é muito grande. Já a reprodução de peixes de água marinha, as fêmeas liberam seus óvulos sem um local arbitrário, da mesma forma que os machos liberam seus espermatozoides, ocorrendo então a fecundação externa.

A REPRODUÇÃO NOS ANFÍBIOS
Nos anfíbios, os machos e as fêmeas executam um abraço nupcial, para a excitação dos animais. Nesse momento ocorre a eliminação dos gametas (óvulo e espermatozoide). Essa fecundação é externa, assim como nos peixes.
Os filhotes nascem completamente diferentes dos adultos, passando por uma sequência de transformações chamada de metamorfose.

A REPRODUÇÃO NOS RÉPTEIS
Nos répteis ocorre a fecundação interna geralmente por órgãos copuladores, ou seja, o macho introduz o órgão copulador na fêmea e lá deposita os seus espermatozoides.
São animais ovíparos. Algumas cobras são vivíparas, outras são ovovivíparas, isto é, quando o ovo é colocado para fora o embrião já está desenvolvido.

A REPRODUÇÃO NAS AVES
Todas as aves são ovíparas, isto é, põem ovos. Apenas o pato e o avestruz possuem órgão copulador. Nas demais, o encontro sexual se dá apenas pelo encontro das cloacas do macho e da fêmea.
Se o óvulo for fecundado pelo espermatozoide, haverá a formação do ovo, caso contrário, ele será eliminado da mesma maneira. É o que acontece com a maioria dos ovos das granjas que comemos. Na realidade, são óvulos não fecundados e não ovos.

A REPRODUÇÃO NOS MAMÍFEROS
Em geral, a reprodução dos mamíferos é realizada com fecundação interna. O desenvolvimento do filho se dá no interior do corpo da fêmea (vivíparos). Uma rara exceção é o ornitorrinco que bota ovos.

Comentários