Resuminho Primeira Guerra Mundial


A Primeira Guerra Mundial foi um marco para a sociedade contemporânea. Ela não envolveu todos os países, porém, afetou a todos de alguma forma.

Conflitos em escala mundial apenas são possíveis com a integração econômica, política e de comunicação dos países, ou seja, apenas na contemporaneidade é possível pensar em uma guerra mundial.


Para entender-se a Primeira Guerra Mundial, é preciso compreender seus antecedentes:

Desde 1871, com o fim da guerra franco-prussiana, a Europa vivia um tempo de avanço cultural, tecnológico, social, conhecido como Bella Époque, período que durou até a proximidade da Primeira Guerra, nessa fase da história prevaleceu a “Paz Armada”. Embora todos os países estivessem armando-se e procurando fortalecer seu exército, não havia nenhum conflito entre os países, mesmo com o “revanchismo” francês (por ter sido derrotado pela então recém-criada Alemanha, onde este seria o evento que findaria sua unificação, e ter perdido o território de Alsácia-Lorena).

Outro ponto a ser debatido é a questão sérvia. A Sérvia já era um país independente, porém, milhões de sérvios ainda viviam no território do Império Austro-Húngaro que lutavam para poder unificar todo o território e formar uma “Grande Sérvia”.

O estopim da Guerra é justamente uma consequência da questão sérvia. Em uma visita a Bósnia, o herdeiro do trono Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Ferdinando, é assassinado por um integrante de um integrante da facção sérvia pró-independência chamada Mão Negra.
Com a descoberta da ligação da sociedade secreta Mão Negra ao governo sérvio e a negação do governo perante as reivindicações do Império de poder participar das investigações do assassinato, tropas austríacas decidem invadir a Sérvia e assim começa a Guerra.
A Sérvia era aliada da Rússia que, ao ver que ela tinha sido invadida, invade a Áustria Hungria (que já era sua inimiga histórica, assim como o Império Otomano) e é apoiado pela França
O Império Austro Húngaro, por sua vez, era aliada da Alemanha que ao ver a situação, decide invadir a França (que também já era sua inimiga histórica). Porém, ao deslocar-se para a França, a Alemanha invade o território belga, que era aliado dos ingleses, fazendo com que a Inglaterra entre para a Guerra também, junto com a Rússia e a França.
A Itália tinha seus motivos econômicos (como querer uma maior parte do continente africano) decide entrar na Guerra ao lado da Alemanha (que também desejava uma maior parte do continente africano para ser explorado), porém, logo em 1915 ele decide mudar de lado. Temos então:

Tríplice Aliança
Tríplice Entente
Alemanha
Rússia (até 1917)
Império Turco-Otomano
França
Império Austro-Húngaro
Ingleterra
Itália (até 1915)
Japão

Itália (em 1915)

Estados Unidos (em 1917)

Os Estados Unidos adere à Guerra em 1917 após ter alguns de seus navios cargueiros serem abatidos por navios alemãs que tentavam impedir a chegada de suplementos a seus inimigos. Outro motivo, mais concreto, que levou os Estados Unidos a entrar é o fato de ser aliado histórico da França e da Inglaterra, além de ter investimentos em ambos os países, fazendo com que a possível derrota significava um prejuízo financeiro.

Já a Rússia sai um ano antes devia à Revolução Russa que estava acontecendo em seu país, ao descontentamento da população em relação à participação na guerra e as contínuas derrotas e perdas humanas.

Etapas da Guerra
Guerra de Movimento
Duas frentes:
  • Ocidental (contra a França, tentando a Tríplice Aliança avançar)
  • Oriental (contra a Rússia, impedindo-a de avançar)

Essa etapa é relativamente curta, embora movimentada. Por ter sido muito agitada, acreditava-se que a Guerra acabaria logo.

Guerra de Posição (Trincheiras)
A maior parte da guerra foi feita nas trincheiras, onde demorava-se meses para avançar poucos metros.

Curiosidade: o espaço do meio, entre as trincheiras inimigas, era chamado de “Terra de Ninguém”.

Tratados de Paz (consequências aos perdedores, melhor dizendo)

Após a entrada dos Estados Unidos na Guerra, a situação da Tríplice Aliança, que estava consideravelmente ganhando perante a Entente, é invertida e país por país, nação por nação, começa a retirar-se da Primeira Guerra Mundial.
  • Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otamano fragmentado.
  • Alemanha: medidas super rígidas, devolução dos territórios franceses, pagamento aos vencedores, abdicação do território conhecido como “Corredor Polonês”, que fez com que seu território fosse dividido literalmente no meio, proibição de exércitos formados acima de determinado número considerado desprezível.

Comentários