Sistema Respiratório


Respiração

Boa parte dos nutrientes orgânicos que assimilamos é utilizada pelas células para gerar a energia necessária aos processos vitais; isso ocorre principalmente por meio da respiração celular. Esse processo, também chamado de respiração aeróbia, tem lugar no interior das mitocôndrias, onde substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio e liberam energia, que é armazenada temporariamente em moléculas de ATP. Os produtos da respiração aeróbia são a água e o gás carbônico; a água pode ser reutilizada pela célula, o gás carbônico é eliminado e passa para o sangue.
O gás carbônico que os tecidos corporais eliminam no sangue, ao chegar aos pulmões, é expelido do corpo e passa para o ar atmosférico. Nesses órgãos, o sangue se abastece de gás oxigênio, que será levado até as células para suprir a respiração aeróbia. As trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue nos pulmões constituem a Respiração Pulmonar; o conjunto de órgãos que atuam diretamente nesse processo constitui o Sistema Respiratório.

Sistema Respiratório

Conjunto de órgãos que têm como função principal captar oxigênio e eliminar gás carbônico (dióxido de carbono). Os órgãos que compõem esse sistema são respectivamente: nariz, faringe, glote (epiglote), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.


Estruturas e Funções:

Narinas - Têm a função de conduzir, aquecer, umedecer e filtrar o ar. Nesse local encontramos pelos e muco que atuam retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos. Eles possuem, portanto, uma função de filtro.

A entrada de ar também pode ser complementada pela boca. Do nariz ou da boca o ar passa pela garganta (faringe). A caixa craniana contém cavidades (seios da face) que estão cheias de ar.

Faringe - É uma região comum ao sistema respiratório e digestório onde encontramos a epiglote, uma estrutura laminada que impede a passagem de alimento para as vias respiratórias, fechando o orifício superior do tubo quando a pessoa come ou bebe e se abre apenas para a passagem do ar.

Laringe - Órgão responsável pela voz. Localizada na parte superior da traqueia, a laringe constitui-se de duas membranas que se estiram quando o ar é expelido, formando o som. Outra parte da laringe é a proeminência laríngea, popularmente chamada de pomo de adão, que forma uma saliência na parte anterior do pescoço, mais desenvolvida nos homens que nas mulheres.

Traqueia - Depois de passar pela garganta, o ar entra na traqueia, tubo subdividido em dois brônquios que levam o ar até o pulmão.

Pulmões - Principais órgãos do sistema respiratório. São duas grandes massas esponjosas localizadas no tórax e protegidas pelas costelas. O ar chega aos pulmões por meio de bronquíolos (ramificações dos brônquios. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos forma a árvore respiratória). Estes carregam de ar os alvéolos pulmonares (microscópicos “sacos de ar” de paredes finíssimas. Os alvéolos são recobertos por grande número de capilares sanguíneos, possibilizando o intercâmbio eficiente de gases respiratórios, é dedica a essa estrutura a responsabilidade de realizar, de fato, as trocas gasosas entre o sangue e o ar a ser inalado). Nos alvéolos, o ar inspirado oxigenará o sangue e receber deste o gás carbônico produzido por todas as células do organismo.
Os pulmões são envoltos por duas membranas, as pleuras. A pleura mais interna está aderida à superfície de cada pulmão, enquanto a pleura mais externa está aderida à caixa torácica. Entre as pleuras há um espaço estreito, preenchido por uma fina camada líquida, o líquido interpleural. A tensão superficial desse líquido mantém unidas as duas pleuras, mas permite que elas deslizem suavemente uma sobre a outra nos movimentos respiratórios.

Diafragma - É o músculo responsável, junto com os músculos das costelas, pelo movimento constante dos pulmões, o que permite a entrada e a saída de ar, ele também divide a cavidade torácica da cavidade abdominal. Está localizado na base dos pulmões, acima do abdome. Quando o diafragma se expande (inspiração), o ar é sugado pelas narinas e pela boca, nesse processo, as costelas sobem enquanto o diafragma desce, o que aumenta o volume da caixa torácica. Quando ele se relaxa e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, o ar é expulso (expiração), eliminando o gás carbônico no ar expirado. Esse músculo é necessário para realizar a ventilação pulmonar, isto é, a renovação do ar dos pulmões que ocorre a cada movimento respiratório (inspiração e expiração).


Obs: tente não confundir o pensamento de inspiração e o fato do diafragma descer como "relaxamento", na verdade, na inspiração ocorre a contração do diafragma e na expiração ocorre o relaxamento.


Processo de Hematose:

Nos alvéolos pulmonares, ocorre o fenômeno-chave da respiração, a hematose. Nesse processo, o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias (onde 98% do oxigênio é transportado), onde se combina com a hemoglobina, proteína constituída por quatro cadeias polipeptídicas e quaro anéis pirrólicos (grupos heme) que contêm ferro em sua composição, o que torna a hemoglobina vermelha. O gás oxigênio, combina à hemoglobina, forma a oxiemoglobina e viaja pelo corpo, chegando aos capilares sanguíneos de todos os tecidos.
Nos tecidos, o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina, sai das hemácias e difunde-se para as células. Simultaneamente, moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular difundem-se para o líquido que banha os tecidos e são absorvidas pelos capilares. A maior parte do gás carbônico (cerca de 70%) reage com a água no interior das hemácias, formando ácido carbônico (H2CO3), que rapidamente se dissocia em íons H+ e íons bicarbonato (HCO3-). Os íons de hidrogênio associam-se Às moléculas de hemoglobina, enquanto os íons de bicarbonato saem das hemácias e vão para o plasma sanguíneo, onde contribuem para controlar o grau de acidez no sangue.
Nos alvéolos pulmonares, os íons bicarbonato e hidrogênio se reassociam, originando novamente o ácido carbônico que, na sequência, transforma-se em água e gás carbônico. O gás carbônico difunde-se, então, para o ar alveolar e é eliminado na expiração.


Curiosidades:

O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três partes ou três lóbulos; o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos.

Pulmões de pessoas jovens têm cor rosada, que vai aos poucos escurecendo com a idade, devido ao acúmulo de impurezas presentes no ar.

Células das cavidades nasais produzem diariamente cerca de meio litro de muco, que escorre para o fundo da garganta e é engolido junto com a saliva.

Traqueia, brônquios e bronquíolos são revestidos internamente por um epitélio ciliado, rico em células produtores de muco. Partículas de poeira e bactérias em suspensão no ar aderem ao muco e são continuamente levadas em direção à garganta pelo batimento rítmico dos cílios das células epiteliais. Ao chegar à faringe, o muco e as partículas aderidas são engolidos e vão para o tubo digestório.

O pH do sangue diminui com a formação do CO2 no plasma.

As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão.

Comentários