Armas Biológicas


Considerada a mais temida das armas, a biológica tem efeitos devastadores e desconhecidos pela maioria dos médicos. São vírus e bactérias transformados geneticamente em laboratórios para se tornarem resistentes aos tratamentos. Podem matar ou incapacitar um inimigo, ou animais e plantas de uma nação adversária.

O uso de armas biológicas, feitas com vírus e bactérias, é impossível de ser detectado por equipamentos de segurança. Armas que podem dizimar populações ao contaminar o ar, a água ou os alimentos e para as quais não há tratamento.

Uma forma de guerra biológica já era praticada na Antigüidade, quando os exércitos usavam cadáveres putrefatos para contaminar o abastecimento de água de uma cidade sitiada, ou atiravam dentro das muralhas inimigas cadáveres de vítimas de varíola.

Atualmente entre essas armas estão bactérias (ou as toxinas que produzem), vírus e fungos. Laboratórios de guerra bacteriológica foram criados pelas superpotências a Guerra Fria onde cultivavam as chamadas armas de destruição de massa.

Anthrax, botulismo, varíola e vírus Ebola integram o arsenal do terrorismo biológico. Como o antraz, o botulismo e diversas pestes estão presentes na maioria dos continentes, suas toxinas são facilmente obtidas. Baratos de produzir e simples de transportar podem atingir com pequena quantidade área muito grande, além de serem difíceis de serem diagnosticadas, já que têm em comum o fato de elas possuírem em maioria sintomas parecidos com o da gripe.

É o bioterrorismo, uma técnica que espalha doenças ainda desconhecidas pela maioria dos médicos, ao transformar geneticamente vírus e bactérias em agentes resistentes a qualquer tratamento.

As mais temidas armas biológicas:

Varíola


A varíola é adquirida através de um vírus, transmitido pelo ar, por isso a contaminação ocorre através da respiração.

Ebola


O Ebola é um dos agentes de guerra biológica mais temível. A mortalidade atinge quase 100%. A vítima morre, no máximo, em duas semanas. Não há tratamento para essa doença contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa. A disseminação pode ser por aerossol ou, ainda, por alimento ou água contaminada pelo vírus. Classificado como um vírus de fácil cultivo e armazenamento, o Ebola pode ficar vários anos em um tubo de ensaio até ser espalhado na população.

Peste bubônica

A peste bubônica usada como arma biológica. É uma das formas mais temíveis por causa da alta infecciosidade, transmissibilidade e mortalidade. Uma vez disseminada, pode perdurar por muitos meses na água e no solo, continuando sua transmissibilidade.

Uma vez infectada, a pessoa vai contagiar todas as outras com que tiver contato. E que pode ainda ser disseminado por animais domésticos.

Os sintomas aparecem em três dias. A doença atinge o ápice em uma semana, período em que a pessoa pode morrer. O tratamento é com antibióticos.

Anthrax


Uma das armas biológicas mais temidas, é uma bactéria que dá o nome a uma doença desconhecida pela maioria dos médicos. Ao ser lançado por avião, o Anthrax contamina o ar, a água , o solo e os alimentos. É tão pequeno que centenas de milhares desse bacilo cabem em um único tubo de ensaio.
Ela não pode ser detectado porque é incolor e sem cheiro. A doença só não apresenta o risco do contágio de pessoa a pessoa. O contágio de pessoa para pessoa não é conhecido.

A pessoa pode morrer em cinco dias. A bactéria Anthrax pode, ainda, causar meningite, que significa morte.

Para se prevenir é necessário cobrir todo o corpo com roupas com duas camadas e equipamento de proteção respiratória. Para as roupas pode ser qualquer tecido porque o bacilo não penetra nos poros do tecido.

Toxina Botulínica


A toxina botulínica é como agente em uma guerra biológica. Essa toxina é considerada como a mais potente toxina conhecida pelo homem. É 10 mil a 100 mil vezes mais potente que qualquer outra.

Ela provoca sintomas de paralisia progressiva, principalmente paralisia dos músculos da respiração, levando á falta de ar. Não tem tratamento. A mortalidade é alta.

Em uma guerra biológica, é espalhada sobre reservatórios de água ou estoques de alimentos. Com spray, pode contaminar alimentos prontos. O consumo dessa água ou desses alimentos leva à imediata intoxicação. Depois de contaminados, não há como purificar essa água ou esses alimentos. Nem com o calor, caso os alimentos sejam cozidos ou assados. A evolução da doença acontece de 12 a 36 horas após a ingestão desses produtos. A morte pode ocorrer em 48 horas.

Toxina t-2


Essa toxina deriva de fungos e é cultivada em vários alimentos como o milho e o trigo. É capaz de destruir tecidos, principalmente os que apresentam multiplicação como a medula óssea, por exemplo. Podem causar destruição também no sistema gastrintestinal, no testículo e vários outros sistemas.

Os sintomas da contaminação pela toxina t-2 são imediatos. Ocorrem em poucos minutos, após a exposição, e podem durar até dez dias. Para produzi-la não é necessária tecnologia complicada, são apenas técnicas de extração e purificação. Ela ocorre com certa facilidade em ambientes de estocagem de grãos. É, portanto, um veneno fácil de produzir. Como não é destruída pelo calor, pode ficar estocada por muito tempo. Ela pode ser espalhada por aerossóis. A medida que vai descendo, vai atingindo as pessoas na pele, pela respiração ou pelos alimentos.


A toxina t-2 é mais uma arma biológica que não pode ser detectada por nenhum sistema de segurança por não ter cor nem cheiro.

Comentários