Tipos de Energia


1) Energia mecânica: é o tipo de energia ligado aos corpos no nosso cotidiano. Pode ser devida aos movimentos de um corpo (energia mecânica do tipo cinética) ou à sua posição em relação a outro objeto com o qual o mesmo interage (energia mecânica do tipo potencial gravitacional ou elástica). Estudaremos especificamente este tipo de energia mais adiante
2) Energia solar: é a energia emitida e produzida pelo Sol. É considerada um tipo de energia primária, ou seja, provêm dela quase todas as outras formas de energia presentes na Terra. Coletores solares para o aquecimento de água são um dos exemplos mais bem-sucedidos da aplicação de energia solar em todo o mundo. No caso do Brasil, que recebe uma incidência muito grande de raios solares, esse tipo de aproveitamento pode ter um papel muito importante, principalmente na substituição de chuveiros elétricos, que estão entre os aparelhos que mais consomem energia.
PROCESSO DE FUSÃO NAS ESTRELAS 
O Sol, desde quando surgiu, realiza um processo chamado fusão nuclear, no qual transforma quatro núcleos de átomos de hidrogênio em um núcleo de átomo de hélio, liberando, nesta transformação, uma grande quantidade de energia que, por sua vez, é transportada até à Terra por meio de ondas eletromagnéticas. Esta energia emitida pelo Sol é responsável por uma série de fenômenos, como a fotossíntese nas plantas, o aquecimento da Terra, a movimentação dos ventos, entre outros. Em muitos lugares, a energia solar é por uma célula fotovoltaica que a armazena e a transforma em outros tipos de energia, sobretudo elétrica e térmica.
3) Energia térmica: é aquela energia associada à vibração das moléculas ou átomos no interior de um objeto ou substância e que, portanto, depende do calor. A energia térmica pode ser detectada quando vemos a água fervendo movimentando a tampa de uma panela (você estudou este fenômeno no módulo sobre calor).
4) Energia química: é a energia proveniente dos materiais orgânicos como alimentos, fósseis (petróleo), entre outros. Quando você se alimenta, está armazenando a energia química que será responsável pela manutenção de todas as atividades do seu corpo. Isso ocorre porque, depois do processo de digestão, em que o alimento transforma-se em glicose, dentro da célula ocorrerá a transformação dessa substância que se converterá em energia térmica, aquecendo o corpo (mantendo-o na temperatura desejada); em energia cinética (a fim de que você possa realizar todos os seus movimentos) e outras formas de energia. De maneira semelhante, um carro, para andar, queima a energia química proveniente do combustível e a transforma em movimento (energia cinética). As plantas, por meio da fotossíntese, utilizam a energia solar juntamente com a água e a clorofila para assimilar gás carbônico. Elas estão na base da cadeia alimentar, servindo de alimentação para os demais seres vivos na Terra. Em outras palavras, é devido à transformação da energia solar em energia química pelas plantas que se obtém a base da energia que utilizamos na nossa alimentação.
5) Energia elétrica: é a energia que se deve ao movimento e à organização dos elétrons ou de íons.

OUTRAS FORMAS DE ENERGIA
Nuclear: É a energia utilizada pela humanidade em usinas e bombas nucleares. É também a energia liberada pelas estrelas. É produzida devido à fusão nuclear (releia a definição de energia solar) ou à fissão nuclear, cuja técnica, dominada pela humanidade, consiste na “quebra” de átomos bombardeados por nêutrons, transformando-os em núcleos de elementos radioativos, geradores de altas quantidades de energia.
Eólica: É aquela obtida através do vento. É utilizada há muitos anos, para realizar trabalhos como bombear água e moer grãos. Em uma usina eólica, a conversão da energia é realizada por meio de um aerogerador, ou seja, um gerador de eletricidade acoplado a um eixo que gira com a força do vento nas pás da turbina. 
Luminosa: É a energia obtida através da luz. Algumas reações químicas, por exemplo, ocorrem mediante a presença de luz. 
Sonora: É a energia devida ao som. Se você já teve a oportunidade de colocar o seu aparelho de som em volume muito alto, deve ter notado que alguns objetos próximos a ele, muitas vezes, vibram. Então, o som tem energia. Na verdade, somente o ato de escutar já se deve à energia sonora: captamos e diferenciamos o som por meio do nosso tímpano, órgão que “vibra” ao perceber um som.

TIPOS DE USINAS E TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA
1. Usina hidrelétrica: Uma usina hidrelétrica realiza basicamente a transformação de energia gravitacional (queda d’água) e cinética (correnteza) em energia elétrica (nos geradores). A queda d’água faz rodar, em geral, grandes imãs, presos a uma turbina, que ficam bem na parte de baixo das represas. Estes imãs movem-se em torno de fios metálicos em forma de espiral cuja estrutura forma o que chamamos de bobinas. Quando os imãs estão em movimento, geram uma força magnética que movimenta os elétrons presentes nas bobinas, gerando energia elétrica.

2. Usina termoelétrica: Utiliza-se combustível (em geral carvão mineral) para aquecer a água que fica em uma caldeira; ou seja, neste tipo de usina há transformação de energia química (queima do carvão) em energia térmica (aquecimento da água na caldeira). O vapor de água, por sua vez, fará movimentarem-se as hélices (energia cinética), as quais estão atreladas aos imãs ligados às bobinas, que transformarão esta energia cinética em energia elétrica.

3. Usina termonuclear: O processo de aquecimento da água na caldeira deve-se à emissão de elementos radioativos com altíssima energia. Os vapores de água movimentarão as hélices e, daí em diante, o processo de repete como nas usinas anteriores. A produção de energia a partir de um reator nuclear pode ser considerada “limpa”, uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais. Porém, a destinação dos rejeitos radioativos (lixo radioativo que não tem mais utilização na usina, mas ainda emitem forte radiação), que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear. Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica, demonstrando essa fonte de energia ser uma preocupação global, mesmo que não esteja no país, já que um vazamento radioativo de uma usina atinge grandes áreas em razão da contaminação do solo, do ar e de recursos hídricos.
O uso da energia nuclear no Brasil representa menos de 20% na matriz energética brasileira.

4- Usina Eólica: A conversão da energia é realizada por meio de um aerogerador, ou seja, um gerador de eletricidade acoplado a um eixo que gira com a força do vento nas pás da turbina. 

Comentários