Tipos de Desemprego


Desemprego Conjuntural (Cíclico ou Involuntário)
O desemprego conjuntural depende da conjuntura, isto é, da situação do momento. Reflexo de uma instabilidade temporária, é visto como decorrente de algo anormal que acontece em determinado momento. Acredita-se que, passada a anormalidade, o nível de emprego também voltará ao normal.

Desemprego Estrutural
É resultante da modernização do processo produtivo, tendo relação com as novas formas de organização do trabalho. Os trabalhadores sem qualificação são os  mais prejudicados pelas inovações tecnológicas. O desemprego estrutural é resultante da modernização das estruturas produtivas e de trabalho, que ocorre com a mecanização e a automação nos processos de produção.

Desemprego Sazonal
Este tipo de desemprego ocorre em função da sazonalidade de determinados tipos de atividades econômicas, e que acabam causando variações na demanda de trabalho em diferentes épocas do ano. 

Desemprego Friccicional (Natural)
Consiste em indivíduos desempregados temporariamente, ou porque estão mudando de emprego ou porque ainda estão procurando emprego pela primeira vez ou então porque acabara de ser despedido e ainda não conseguiu uma nova vaga de emprego, embora haja vaga. 

Comentários