Algas


Estão localizadas no Reino Protoctista, podendo ser uni ou pluricelular, eucarionte e autotrófica fotossintetizante com um ou mais cloroplastos. Possuem parede celular revestida de celulose. Alguns possuem vacúolos contráteis, que servem para a retirada do excesso da água que penetra a célula por meio da osmose, já que todas vivem em ambiente aquoso, não permitindo que haja um excesso de água no interior.
Sua classificação é determinada por meio das cores.
  • Chlorophyta \ Clorófitas = verdes
  • Phaeophyta \ Feófitas = marrons\parda
  • Rhodophyta \ Rodófitas = vermelhas
  • Bacilllariophyta \ Diatomáceas = possuem carapaça
  • Chrysophyta \ Crisófita = dourada, representadas, em maioria, pelas diatomáceas.
  • Euglenophyta \ Euglenoides = flagelados. Quando sua reprodução é intensa, a água pode exibir coloração esverdeada.
  • Dinophyta \ Dinoflagelados \ Pyrrhophyta \ pirrófitas = possuem dois flagelos desiguais.
São os maiores produtores de 02 no planeta e base da cadeia alimentar marinha (fitoplânctons ou phytoplâncton, plâncton = microscópicos marinhos).
Ela possui uma alternância de geração, possuindo uma fase sexuada e outra assexuada por regeneração ou bipartição, ou seja, em seu ciclo de vida alternam–se gerações de indivíduos haploides e diploides.


As algas podem se reproduzir assexuadamente por divisão binária, fragmentação de partes do corpo ou zoosporia (células liberadas que fixadas ao substrato originam novos indivíduos. Já na reprodução sexuada pode ocorrer formação de gametas (pluricelulares), que realizam fecundação externa, originando um zigoto externo. 

Reprodução Sexuada
Em muitas algas aquáticas há a produção de gametas que, fundindo-se, originarão zigotos. Esses zigotos, após curto período de dormência, sofrem meiose com produção de quatro células (zoósporos). Cada uma dessas células originará nova alga, necessariamente haploide. Note que, neste caso temos um ciclo reprodutivo no qual o organismo adulto é haploide.
O ciclo é chamado de haplobionte (ou haplonte). A meiose ocorre na fase de zigoto, sendo chamada zigótica. Também é chamada de meiose inicial, uma vez que cada célula iniciará a formação de novo organismo adulto.
Em outras algas, a geração adulta é diploide e produz gametas por meiose. Do encontro de gametas, na fecundação, surge um zigoto que acaba originando um adulto diploide. O ciclo reprodutivo é diplobionte (ou diplonte). A meiose é gamética, pois serviu para formar gametas. Também é chamada de meiose final por que ocorre no fim do período de desenvolvimento do indivíduo adulto diploide.


A Conjugação
Em algumas algas filamentosos de água doce ocorre pareamento de dois indivíduos com a passagem, por um canal de comunicação, de células inteiras de um para outro filamento. As células são haploides e após se juntarem originam zigotos. Os zigotos dividem-se por meiose e a cada célula formada será capaz de originar novo filamento haploide. Note que essa conjugação faz parte do ciclo haplobionte e a meiose do zigoto contribui para o surgimento de variabilidade.

Zooporia
Algumas espécies de algas multicelulares produzem células flageladas, os zoósporos, que nadam até atingir locais favoráveis ao seu desenvolvimento, onde se fixam e originam novos talos.). 



Características das Algas
Elas não possuem tecidos verdadeiros, são talófitas, isto é, não apresentam raiz, folhas e outras partes, logo, não tem divisão de sua estrutura, diferenciando-se das plantas por causa dessa característica.
No meio aquático, dependendo do local onde vivem, podem constituir comunidades conhecidas como fitoplâncton e fitobentos.
O fitoplâncton é uma comunidade formada principalmente por numerosas microalgas que flutuam livremente ao sabor das ondas. São importantes produtoras de alimento orgânico e liberam oxigênio para a água e a atmosfera. Constitui a base das cadeias alimentares aquáticas, formando o que se denomina "pasto marinho".
O fitobentos é uma comunidade de algas, em geral macroscópicas (algumas atingem dezenas de metros) fixas no solo marinho (principalmente em rochas).

Curiosidades
A proliferação excessiva de algas vermelhas pirrófitas - também chamadas de dinoflagelados - provoca o fenômeno chamado maré vermelha, que ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar. Essas algas liberam substâncias tóxicas que podem afetar os seres vivos que habitam a água.
Cianobactérias: antigamente chamadas erroneamente de algas azuis ou cianofíceas são fotossintetizantes, porém, sua clorofila encontra-se espalhada no citoplasma (não apresenta cloroplasto). As cianobactérias são as principais produtoras primárias dos oceanos. Além disso, algumas espécies de cianobactérias filamentosas (Nostoc sp. e Anabaena sp.) são as principais provedoras de nitrogênio para as cadeias tróficas dos mares, sendo ainda de utilidade para a alimentação humana. O único tipo de reprodução conhecido das cianobactérias é a assexuada. Essa reprodução pode ser de dois tipos:
Formação de esporos: formas resistentes que suportam condições adversas.
Homogonia: pequenos fragmentos que se separam e formam um novo filamento.
Outras características das Cianobactérias:
Aeróbicas;
Encontradas em ambiente terrestre e aquático;

OBS: diatomáceas, algas unicelulares com uma membrana silicosa denominada frústula. Os restos da parede celular das diatomáceas, rica em sílica, depositam-se no fundo dos mares e, com o tempo, formam um material denominado terra de diatomácea ou diatomito, que é explorado comercialmente.

Comentários