Quimiossíntese


A Quimiossíntesetambém é conhecida como “Fotossíntese Bacteriana”, trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar.
As bactérias quimiossintetizantes podem existir em ambientes totalmente desprovidos de luz e matéria orgânica. Isso porque obtêm a energia necessária para sua sobrevivência por meio de oxidações inorgânicas, o que resulta na produção de matéria orgânica a partir da oxidação de substâncias minerais.
Este fenômeno é realizado especialmente por bactérias do tipo ferrobactérias, oxidantes de ferro, as sulfobactérias, oxidantes do enxofre e as nitrobactérias, oxidantes do nitrogênio.

Note que esse é um processo pelo qual a produção de matéria orgânica é dada a partir do gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas.
Comparada à fotossíntese, a produtividade da quimiossíntese pode ser considerada como muito reduzida. Entretanto, este processo é crucial para realização do ciclo do nitrogênio, onde este elemento é fixado no solo ou nas plantas, auxiliando na manutenção destes seres vivos.


A quimiossíntese divide-se em duas etapas:
* Na primeira etapa, a oxidação das substâncias inorgânicas libera prótons e elétrons, os quais provocam a fosforilação do ADP em ATP e a redução do NADP+ em NADPH, que por sua vez, constituirão a fase seguinte, aproveitando a energia ministrada por determinadas reações químicas de oxirredução que acontecem no meio.
Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química
Assim, diferente da fotossíntese, na qual os elétrons e os prótons provêm da quebra da molécula de água, na quimiossíntese, eles têm origem na oxidação dos compostos inorgânicos.


* Na segunda fase, bastante similar à fase escura da fotossíntese, onde há formação de carboidratos a partir do gás carbônico, a redução de dióxido de carbono conduz à síntese de substâncias orgânicas por meio do processo de oxidação das substâncias inorgânicas, quando as bactérias obtêm energia suficiente para reduzir o gás carbônico por meio de sua retenção e posterior fabricação de substâncias orgânicas, as quais podem ser usadas na produção de outros compostos ou em seu próprio metabolismo.
CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2

Comentários