Correntes Marítimas


As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra (Efeito Coriolis – uma força causada pela inércia sobre corpos que se encontram em rotação, o que faz com que a movimentação das correntes tenham uma forma circular). Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.
É válido citar que a salinidade, a pressão atmosférica, a forma que o relevo submarino e até a forma dos continentes e ilhas interferem na orientação do deslocamento dessas correntes.
As principais correntes marinhas do mundo são: a Corrente do Golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa leste dos EUA e depois pela Europa, a Corrente do Brasil, que se move no sentido norte-sul pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo Oceano Pacífico e que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Niñoe ao Deserto do Atacama, no Chile (a queda de temperatura do ar provoca a condensação e a formação de chuvas sobre o oceano Pacífico e a massa de ar perde toda a umidade antes de atingir o continente), e a Corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico.
As correntes marítimas podem ser classificadas de acordo com a temperatura do local onde se formam em: correntes quentes, se formam nas zonas equatoriais (correntes das Guinas, do Golfo, do Brasil e a Sul Equatorial, além destas correntes importantes, há também a Kuroshioou Corrente do Japão, que é uma corrente do Pacífico que suaviza o inverno no Japão), elas elevam a temperatura das regiões litorâneas e podem ser responsáveis pela maior umidade; correntes frias, que se formam nas regiões polares (correntes do Labrador, de Humbolt, das Malvinas, ou Falklands, responsável pela existência do deserto do sul argentino da Patagônia, condensando o ar úmido proveniente do Atlântico e precipitando as chuvas antes de penetrar o continente, de Bengala e a Circumpolar Antártica), além de resfriarem as regiões coteiras, elas podem, em certas circunstâncias, impedir a penetração de umidade no continente e formas climas secos, como pode ser visto anteriormente.
OBS: É preciso ter em mente que, em termos de radiação e temperatura, as zonas equatoriais (baixas latitudes) são sempre mais quentes do que as áreas polares e subtropicais (elevadas latitudes).

É importante ressaltar que as correntes marítimas são originadas em parte pela ação dos ventos e sua influência no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar. Outro fato é que devido ao Efeito Coriolis, a direção acontece em sentidos diferentes conforme o hemisfério: no Norte, elas movimentam-se no sentido horário e, no Sul, no sentido anti-horário.

As correntes quentes surgem nas áreas equatoriais, onde a radiação solar incide de forma mais intensa durante todo o ano, o que faz com que suas temperaturas sejam mais elevadas. Consequentemente, a densidade dessas águas é menor, o seu deslocamento é menos profundo e rápido e seu índice de evaporação é elevado, o que gera massas de ar quentes e úmidas para diversas áreas do planeta.
As baixas temperaturas das correntes frias fazem com que suas águas evaporem-se em menor quantidade e, com isso, gerem menos umidade para o ambiente ao seu redor. Por conta dessa configuração, as áreas continentais que se encontram próximas a essas correntes não recebem massas de ar úmidas, o que proporciona a existência de climas mais áridos.
As correntes frias possuem uma relevante função ambiental, pois, como são mais profundas, interferem na movimentação de depósitos orgânicos existentes nas áreas mais submersas das áreas oceânicas. Esses depósitos afloram, então, à superfície e atraem uma grande quantidade de cardumes, de forma que favorecem a prática da pesca, em um fenômeno chamado de ressurgência.
Outra importante função das correntes marítimas em relação ao clima global é a distribuição das temperaturas, que impede que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, distribuindo o calor.
Além de exercer um papel fundamental na regulação das variações climáticas, as correntes marítimas têm também efeitos econômicos. Concentram grande quantidade e variedade de cardumes, estimulando a atividade pesqueira. Também dão velocidade às embarcações que navegam no mesmo sentido de suas direções.
Como a corrente quente do Golfo, evitam o congelamento de portos no Atlântico Norte (Europa) permitindo o fluxo de mercadorias o ano todo, suavizando o rigoroso inverno de alguns países, principalmente nas ilhas britânicas. Por outro lado, a corrente fria do Labrador migra do Ártico para o Sul e congela os portos da costa nordeste da América do Norte, estabelecendo uma regulação da atividade econômica na região.

OBS: outros fatores que interferem no clima e que está relacionado com o oceano\mar, de certa forma são a Maritimidade e a Continentalidade.
A maritimidade (proximidade do mar) é uma forma de equilíbrio térmico, diminuindo a variação entre as temperaturas máximas e mínimas. Isso é causado pela diferença em que se comportam os oceanos e os continentes. No interior dos continentes, o aquecimento é mais rápido, mas também é mais rápida a liberação do calor. Os oceanos são mais demorados quanto a elevação da temperatura, porém, conservam o calor por mais tempo. Sendo assim, os lugares situados mais próximos do mar tem uma amplitude térmica menor, enquanto que lugares mais afastados têm amplitude maior, sofrendo um efeito antagônico chamado continentalidade.

Comentários