Massas de Ar



Massas de ar são enormes volumes de ar que carregam as características dos espaços que surgiram/passaram e influenciam enormemente o clima com o deslocamento de umidade e com alterações de temperatura. Elas são, eventualmente, carregadas na circulação geral para longe de suas regiões de origem, na direção de outras partes do mundo. À medida que as massas de ar se deslocam, tendem a reter usas propriedades, principalmente em altitude. As camadas da superfície modificam-se em função das superfícies sobre as quais se deslocam. 
Obs: O encontro entre duas massas de ar é chamado de Frente de Ar.

O movimento do ar surge a partir da diferença de pressão atmosférica na superfície. O ar quando esfria se torna mais denso e faz um movimento de descida (aumenta a pressão) e o ar quando esquenta, torna-se mais leve e faz um movimento ascendente (diminui a pressão), a partir do momento que um ponto está com uma alta pressão e o outro com uma baixa pressão, o ar se desloca para equilibrar a pressão na atmosfera. 



Como pode-se observar no esquema acima, o ar frio formador da alta pressão faz um movimento centrífugo, impedindo a chegada de umidade, por isso, as áreas de alta pressão são, em maior parte, áreas secas. O contrário também é observado, pois, as áreas de baixa pressão ao receberem ventos também recebem umidade, tornando-se uma área úmida.

Alguns Tipos de Ventos Importantes:
Brisas – Os ventos que sopram no litoral mudam de sentido da noite para o dia, pois, durante o dia o mar (mais frio) se configura como uma área de alta pressão, logo, gera um vento úmido em direção ao continente. Durante a noite o mar está mais quente que o continente, logo, a alta pressão está localizada na terra que soprará sentido ao mar. A direção da brisa é, ao anoitecer, da terra para o mar e, ao amanhecer, do mar para a terra. Devido a essa virada na direção do vento, a brisa é também chamada de viração. Esse vento é responsável pelas condições de maritimidade e continentalidade que influenciam os outros elementos do clima
Ventos Alísios – São ventos que ocorrem durante todo o ano em regiões tropicais. Eles viajam das regiões de alta pressão dos Trópicos de Capricórnio e Câncer para as regiões de baixa pressão da Linha do Equador. No hemisfério sul, seguem de sudeste para noroeste. No hemisfério norte, de nordeste para sudoeste. Provoca chuvas e calmarias ao longo da zona equatorial.
Ao se aproximar do Equador, o ar se aquece, provoca chuvas e perde umidade, eleva-se e retorna seco para os trópicos. O vento contra-alísio é responsável pela formação de alguns desertos tropicais, como o Saara e o Kalahari, ambos na África. O vento alísio, de forma indireta, prova a seca no Nordeste.

Classificação das Massas:

As características das massas dependem dos locais onde elas se formam. Assim, com base na região de origem, existem três diferentes tipos de massas de ar, que são:
a) Massas polares: como o próprio nome já diz, elas se originam em localidades próximas aos polos norte e sul da Terra, em regiões de latitude alta, por isso, elas são obviamente mais frias. As massas polares que surgem em áreas continentais são mais secas, e as que surgem em áreas oceânicas são mais úmidas.
b) Massas tropicais: elas surgem em áreas de baixa pressão atmosférica, em uma posição entre os polos da Terra e a Linha do Equador, ou seja, em regiões de latitude média. Em geral, essas massas de ar são geralmente mais úmidas, principalmente aquelas advindas do hemisfério sul. Assim como acontece em todos os tipos de massa, as que são formadas no continente tendem a ser mais secas.
c) Massas equatoriais: são as massas de ar que surgem próximas à linha do Equador, em regiões de baixa latitude. Elas são bem mais quentes do que as demais massas de ar e geralmente secas, exceto quando formadas em áreas oceânicas ou em ambientes com muita vegetação, a exemplo do que acontece na Floresta Amazônica.

Além deste tipo de classificação, podemos também classificar as Massas de Ar em Fria ou Quente:
* Massa de ar fria: Uma massa de ar é considerada como fria, quando este ar se desloca sobre uma região mais quente. A camada atmosférica em contato direto com a superfície é aquecida por condução, o que provoca uma instabilidade. O movimento convectivo do vento eleva o ar aquecido para os níveis mais elevados da atmosfera.
* Massa de ar quente: Uma massa de ar é definida como quente, quando esta se desloca sobre uma região relativamente mais fria. Neste caso, gradativamente o ar quente perde calor por condução, devido ao contato com a superfície terrestre, que está mais fria. Essa perda de calor, ou esse resfriamento, aos poucos induz a estratificação do ar e provoca o aumento da estabilidade atmosférica na camada próxima à superfície terrestre, o que inibe o movimento convectivo.

E, por fim, pode-se classificar a partir de sua origem:
* Continental: Origina-se na porção continental sendo caracterizada pela baixa umidade, fato que as difere das massas de ar marítimas.
* Marítima: Por sua vez, as massas marítimas são formadas nos mares e oceanos de forma que a principal característica é a elevada umidade.

Massas de Ar Que Atuam no Brasil

mEc – Equatorial Continental – é a massa de ar quente e úmido (apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, que também é uma região de baixa pressão) que domina a Região Norte, boa parte do Centro-Oeste e parte do Nordeste. Esse domínio se dá na maior parte do ano e é menos acentuado durante o inverno austral. É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia. No inverno, ela sofre enfraquecimento e sua ação limita-se às áreas da Amazônia ocidental. O recuo da mEc no inverno e ao mesmo tempo o avanço da mPa (Massa Polar Atlântica), proporciona o fenômeno da friagem. No verão, avança para o interior do país provocando as “chuvas de verão”. O encontro com a mEc e mTa, proporciona chuvas com alta intensidade.

mEa – Equatorial Atlântica – tem sua origem no Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores) e possui características quentes e úmidas. Atua na parte setentrional do Brasil, com grande influência no regime de chuvas da região Nordeste e no Norte, principalmente durante o verão. Perde força quando adentra o território. É também formadoras dos ventos alísios do Nordeste.
Ao encontro com a mPa provoca chuvacom alta intensidade.

mTc – Tropical Continentalé uma massa quente e seca, com origem na Depressão do Chaco, região paraguaia\boliviana\argentina próxima ao Pantanal e com área de altas temperaturas e pouca umidade, portanto, apresenta características quente e seca. Tem bastante influência no Brasil Central e parte do Sudeste, especialmente no inverno onde pode provocar o bloqueio atmosférico que impede a chegada de massa de ar frio vindo do sul nos meses de maio e junho, caracterizando o que se denomina de veranico.

mTa – Tropical Atlântica – é outra massa de ar quente e úmido que avança pelo território brasileiro. Ela influencia, de maneira dominante, o comportamento atmosférico da Região Sudeste e da Região Sul. O grande domínio da Tropical Atlântica estende-se de outubro a maio, principalmente nos meses de verão. Mas durante o inverno essa massa é deslocada pelos ventos alísios (sendo formador dos ventos alísios do Sudeste), atingindo também o Nordeste. O encontro desta massa de ar com a Polar Atlântica, que chega da Argentina principalmente durante o inverno, provoca as frentes frias.

mPa – Polar Atlântica – chamada também de Polar Antártica, é a massa de ar frio que determina, durante o inverno, o estado de tempo ou comportamento atmosférico na Região Sul. Os avanços da Polar Atlântica provocam ondas de frio na Região Sul, na Região Sudeste e no Centro-Oeste. Até mesmo a Amazônia é atingida por esses avanços da Polar Atlântica  durante o inverno austral. Por ser formada no oceano no litoral sul da Argentina (próximo à Patagônia), apresenta características fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode tomar três direções distintas, provocando os seguintes fenômenos: Frentes frias, quando sobe pelo litoral e encontra a mTa; “Friagem” – quando penetrando pelas planícies da área central do país chega ao oeste da Amazônia, causando queda brusca de temperatura. E finalmente, quando sobe pelos vales e serras do Sul do Brasil, provoca a formação de geada, precipitação de neve ou fortes ventos, como o Minuano e o Pampeiro.

No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.

 
Durante o inverno, a massa Polar atlântica (mPa) passa a exercer maior influência sobre o espaço brasileiro, restringindo a mEc à Amazônia, sendo as demais empurradas para fora do país, embora a mEa continue atuando no litoral nordestino e a mTa no litoral sudeste. Tal dinâmica deixa o inverno mais frio.
Como a mPa origina-se no extremo sul do continente, a atuação dela diminui conforme ela avança para o interior do país, pois as massas de ar vão se aquecendo conforme se deslocam. Assim, as menores temperaturas são registradas no Sul, e as maiores estão ao norte. Quando a mPa consegue penetrar o Brasil e atingir o norte do país, as temperaturas da região sofrem quedas de mais de 10° C. Esse fenômeno é conhecido como friagem, que está também relacionado a destruição de florestas, que por sua vez dificultavam a passagem da massa polar, fazendo com que este desloque-se facilmente sem a vegetação. Tal fenômeno provoca consequências para o homem, como problemas a saúde e a baixa sensação térmica, impacto na fauna e flora, etc.


OBS: Uma das questões mais importantes envolvendo a influência das massas de ar no mundo é acerca do Clima de Monções– Clima típico do Sul e Sudeste asiático (com destaque para as consequências na Índia) e que é caracterizado por apresentar metade do ano com clima superúmido e metade do ano com clima seco, fruto do deslocamento da massa de ar. Quando a alta pressão está no oceano, ventos úmidos provocam intensas chuvas, quando a alta pressão está no continente, os ventos secos criam fortes períodos secos.



Para finalizar, deixo aqui para os mais entusiasmados um link para um PDF contendo outras informações e exercícios feito pelo site MundoEduMassas de Ar; colocarei também aqui uma publicação feita por outro site detalhando melhor o funcionamento das Massas de Ar: Como Funcionam as Massas de Ar

Comentários