Movimentos Vegetais: Tactismo, Tropismo e Nastismo


Classificam-se em três categorias:
  • Tactismos: movimentos com deslocamento.
  • Tropismos: movimentos sem deslocamento e irreversíveis.
  • Nastismos: movimentos sem deslocamento e reversíveis.

Tactismos
Tactismos são movimentos de deslocamentcausados e orientados por estímulos externos, tais como luz e compostos químicos.
Se o deslocamento ocorrer no sentido de aproximação da fonte estimuladora, o tactismo é positivo; se o deslocamento acontecer afastando a estrutura do estímulo, é negativo.

Alguns exemplos de tactismos:
  • O deslocamento dos cloroplastos das células das folhas de certas plantas, no sentido da face mais iluminada (fototactismo positivo). Os cloroplastos existentes no interior das células movimentam-se em resposta a um estímulo luminoso, sendo atraídos pela luz fraca e repelidos pela luz forte.
  • O movimento das moléculas de auxinas (AIA), no interior da planta, no sentido da face menos iluminada do caule (fototactismo negativo).
  • Também tem-se o Tactismo fora da célula vegetal, como acontece no deslocamento dos anterozoides (gametas masculinos), em meio líquido, aproximando-se da oosfera (gameta feminino), que libera substâncias químicas atrativas (quimiotactismo).

Tropismos
Tropismos são movimentos irreversíveis  realizados pela planta durante seu crescimento, em resposta a estímulos externos, como gravidade, luz e estímulos mecânicos ou químicos. Assim como os tactismos, os tropismos também se classificam em positivos e negativos. O tropismo será positivo quando a curvatura estiver na direção do agente externo, e negativo quando a curvatura estiver na direção oposta ao agente externo.

Veja alguns exemplos de tropismos:

  • Fototropismo positivo: quando o caule se curva rumo a uma fonte de luz que o atinge um lado do vegetal.
  • Fototropismo negativo: o movimento da raiz ao lado oposto da luz do mesmo estímulo.
  • Geotropismo (ou gravitropismo) negativo: o  crescimento do caule ficando cada vez mais alto, ou seja, o geotropismo é o responsável pelo crescer verticalmente para cima;
  • Geotropismo positivo:  a penetração da raiz solo abaixo, ou seja, o geotropismo é o responsável pela raízes crescer verticalmente para baixo. 
    Obs: O gravitropismo se deve também à concentração de auxina. Nas raízes, uma maior concentração deste hormônio na face inferior faz com que o crescimento das células de baixo seja inibido, enquanto que as células da parte de cima do órgão se multipliquem e se alonguem, fazendo com que a raiz se curve para baixo. Já no caule, as células da sua parte inferior possuem acúmulo de auxina, fazendo com sejam estimuladas a crescerem e se dividirem. Dessa maneira, o caule se curva e cresce para cima 

  • Tigmotropismo: Movimento orientado por um choque mecânico ou suporte mecânico que causa o crescimento pelo efeito de contato em plantas trepadeiras que se encostam em um suporte e são estimuladas ao crescimento. Este comportamento é o resultado de um rápido crescimento em resposta ao toque;
  • Quimiotropismo: O crescimento do tubo polínico rumo ao saco embrionário nas flores de angiospermas, atraído quimicamente;
  • Hidrotropismo: as raízes atraem-se pelo local o qual há disponibilidade de água. Por isso que quando as raízes são expostas ao ar, desidratam-se e retornam ao solo, tentando reverter o estresse hídrico.

Nastismos
Nastismos são movimentos reversíveis e sem deslocamento, que não se orientam em relação à fonte do estímulo, portanto eles não são classificados nem como positivos nem como negativos. Verifica-se nastismo nas folhas de plantas carnívoras (Tigmonastismo e Quimionastismo, essa última ocorre porque algumas vezes substâncias químicas liberadas pelo inseto provocam essa reação) em folíolos de mimosa (dormideira ou sensitiva),que se movimentam quando estimulados mecanicamente pelo toque (Seismonastia). Este movimento é explicado pela diferença de turgescência entre as células de parênquima aquoso que estas folhas apresentam, ou seja, ganhos ou perdas de água de um lado para o outro de um órgão vegetal.
Também são nastismos os movimentos de folhas (como as da maioria das leguminosas) e flores (como as de vitória-régia e as de onze-horas), que respondem a variações de luminosidade. As folhas assumem posição horizontal durante o dia e abaixam-se à noite; as flores abrem-se durante o dia e fecham-se à noite, sendo que esse processo é chamado de Nictinastia.
Outro tipo de nastismo é a Hidronastia, que  corresponde ao dobramento e enrolamento de folhas em resposta ao estresse hídrico. Este nastismo pode ser utilizado como um complemento ao papel do fechamento dos estômatos em condições de transpiração foliar.


Comentários