Rochas


Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Lembre-se que rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais. Seu processo de formação é contínuo e as primeiras rochas surgiram após a formação e resfriamento da Terra.
Ao longo da história geológica da Terra, as rochas se formam e se modificam constantemente. Rochas antigas são transformadas em rochas novas. É o chamado “ciclo das rochas”.


Origem e Classificação das Rochas
Na Era Primitiva ou Pré-Cambriana a Terra devia ser uma só massa incandescente, com temperaturas elevadíssimas, sem existência de matéria sólida.
Os minerais eram uma massa pastosa, semelhante ao magma. Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta – as rochas magmáticas.
Os gases e vapores que escaparam do resfriamento dos minerais deram origem à camada de ar que envolve a Terra: a atmosfera.
Com a formação das chuvas, dos rios e oceanos, agindo como agentes de erosão, foram se formando novas formas de relevo.
Os detritos resultados das erosões das rochas primitivas foram sendo depositados, camadas por camadas, nas depressões, dando origem às rochas sedimentares.
Submetidas às condições de temperatura e pressão, as rochas magmáticas e sedimentares deram origem às rochas metamórficas.

Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma pastoso. O magma que existe no interior da terra é expelido pelas erupções vulcânicas.
A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior da Terra.
O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem pequenos cristais na sua composição, não visíveis a olho nu. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.
O resfriamento no interior da Terra forma as rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas. Nesse caso o resfriamento do magma é lento, permitindo a formação de grandes cristais, visíveis a olho nu. São também chamadas de rochas cristalinas.
As rochas magmáticas são as mais antigas do planeta  e cobrem cerca de ¼ da superfície terrestre. Elas são constituídas por diversos minerais, por exemplo, quartzo, mica, silício e feldspato.
Segundo a quantidade de silício (Si) presente na rocha magmática, elas são classificadas de três maneiras:
  • Rocha Magmática Ácida: concentração de silício superior a 65%
  • Rocha Magmática Básica: concentração de silício entre 52 a 65%
  • Rocha Magmática Neutra: concentração de silício entre 45 a 52%

São exemplos de rochas magmáticas:
  • O basalto, que é o tipo de rocha magmática mais comum. É utilizado como paralelepípedo para o calçamento de ruas;
  • O granito, que polido é usado no revestimento de pisos, paredes e tampo de pia de cozinhas e de banheiros. Sem o polimento é usado como calçamento de ruas;
  • O diorito, cuja finalidade é especialmente fazer pedra britada para construção de estradas.

Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares obtidas pelos processos de intemperismo e erosão de rochas primitivas, que resultaram no acúmulo de diversos sedimentos (sedimentação), ou seja, a deposição de detritos de outras rochas ou de matérias orgânicas em depressões do relevo terrestre.
A ação das chuvas, dos ventos, dos rios, mares e geleiras sobre o relevo, desgasta as rochas da superfície terrestre. Esses processos vão formando detritos que são transportados para as partes mais baixas do relevo, dos mares, lagos e rios. No processo de formação das rochas sedimentares, os detritos se acumulam e se consolidam em camadas de estratos, por isso que esse tipo de rocha também é chamada de rochas estratificadas.
A formação de petróleo originou-se da deposição de microorganismos em bacias sedimentares. Estas podem existir tanto nos continentes quanto nos oceanos. Elas representam cerca de ¾ das rochas da terra.
A deposição dos sedimentos ocorre também por meio de processos químicos, como as estalactites e estalagmites das grutas calcárias.
As estalactites são formas que pendem do teto e as estalagmites são provenientes de pingos d'água que se acumulam no chão. Ambas são formadas por bicarbonato de sódio dissolvido em água.

Tipos de Rochas Sedimentares

Segundo a origem do processo de formação das rochas sedimentares, elas são classificadas em:
  • Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes.
  • Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos.
  • Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.
São exemplos de rochas sedimentares:
  • O arenito, que é empregado na fabricação de vidros;
  • A argila, que é empregada na fabricação de tijolos e telhas;
  • O carvão mineral, que é utilizado como combustível.
Rochas Metamórficas
As rochas metamórficas têm sua origem na transformação de outras rochas (magmáticas e sedimentares), quando submetidas a certas condições de umidade, calor e pressão (agentes do intemperismo, temperatura, pressão) no interior da Terra. O processo de transformação de outras rochas em metamórficas é chamado de metamorfismo. Os principais tipos de metamorfismos para a formação desse tipo de rocha são:
  • Metamorfismo Dinamotermal ou Metamorfismo Regional: influenciado pela temperatura e pressão.
  • Metamorfismo Termal ou Metamorfismo de Contato: influenciado somente pela temperatura.
  • Metamorfismo Dinâmico ou Metamorfismo Cataclástico: influenciado pela pressão e movimentação das rochas (atrito).
A rocha transformada adquire novas características e tem sua composição alterada.
    Classificação
Segundo sua origem, as rochas metamórficas são classificadas de duas maneiras:
  • Parametamórfica: quando ela surge de uma rocha sedimentar.
  • Ortometamórfica: quando ela surge de uma rocha magmática.
São exemplos de rochas metamórficas:
  • O mármore, que é bastante utilizado na construção e na criação de monumentos;
  • O quartzito, utilizado para fins ornamentais, é uma rocha parecida com o mármore, porém, mais resistente.
  • A gnaisse, além de ser utilizada na ornamentação, é utilizada também na construção civil.
Ciclo das Rochas
O Ciclo das Rochas  é um fenômeno natural cíclico, continuo e infinito, que envolve os processos de transformação das rochas através do tempo e que ocorrem através da erosão ou do intemperismo.
Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre (parte sólida da Terra).



O ciclo das rochas é dividido em diversas etapas, a saber:
  • Magma: o estágio inicial do ciclo das rochas começa no interior da terra, quando o magma (rocha fundida ou lava), massa pastosa mineral, é expelido através de uma atividade vulcânica. Com altas temperaturas, no momento em que chega a superfície, o magma sofre um resfriamento.
  • Cristalização (congelamento das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem as rochas chamadas de magmáticas (ou ígneas).
  • Erosão: processo natural resultante do desgaste do relevo, a erosão pode ocorrer pela força da água e do vento.
  • Sedimentação: após o processo de erosão, diversas camadas de sedimentos são depositadas nas camadas mais baixas (bacias sedimentares), levando ao processo de formação das rochas sedimentares.
  • Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas.
  • Fusão: mesmo com essa transformação, a temperatura continua agindo em sua superfície, e assim resulta na fusão do magma, que a transforma novamente em rocha ígnea. Após milhões de anos, o ciclo se reinicia.

Intemperismo
O intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos de natureza física, química e biológica que colabora com a formação do relevo e do clima no mundo, posto que interfere nas transformações das rochas além de contribuir na formação do solo.
O intemperismo está intimamente relacionado com os agentes transformadores e modeladores do relevo, denominados respectivamente de “agentes endógenos” (que ocorrem no interior da terra) e “exógenos” (que ocorrem na superfície do planeta).

Agentes de Intemperismo
Os principais agentes do processo de intemperismo são provenientes das condições atmosféricas como a temperatura, o clima, a ação dos ventos, da água, do relevo, dos tipos de rochas e ainda da ação humana.

Tipos de Intemperismo

Segundo o tipo de processo que ocorre, o intemperismo pode ser classificado:
  • Intemperismo Físico: também chamado de “intemperismo mecânico”, ocorre por meio de processos físicos, com a fragmentação das rochas formando assim diversos tipos de sedimentos (por exemplo, a areia). É influenciado sobretudo, pela variação de temperatura e de pressão. Com isso, o processo de dilatação das rochas, favorece sua fragmentação.
  • Intemperismo Químico: por meio de reações químicas que ocorre através da ação dos ventos, da água e da temperatura, o intemperismo químico resulta nas alterações e transformação dos minerais, alterando assim, a composição química das rochas. Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são: a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.
  • Intemperismo Biológico: por meio de processos biológicos, esse tipo de intemperismo é provocado principalmente pela decomposição dos seres vivos, favorecendo assim, a transformação das rochas e o enriquecimento do solo.
Erosão
A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas têm sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, e que pode gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.
A erosão atua na formação dos relevos e pode ocorrer pela ação dos ventos, das chuvas, dos rios, das intempéries do clima, dentre outros. Nesse sentido, fica claro que além de contribuir para a formação das paisagens naturais, as consequências maléficas dos processos erosivos que transportam diversos detritos são: assoreamento dos rios, enchentes, deslizamentos, além de comprometer a biodiversidade da fauna e da flora.
É importante destacar que há duas classificações para os processos erosivos, sendo a erosão geológica ou natural, mais lenta; enquanto a erosão acelerada, é rápida e gerada sobretudo, pela ação humana.
Os processos erosivos podem ocorrer de diversas maneiras, entretanto, são basicamente divididos em três etapas: desintegração ou desgaste do solo, seguido do transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.
Um fator de suma importância que evita, em partes, os processos erosivos é a preservação da cobertura vegetal, já que os vegetais funcionam como uma proteção do solo, os quais atuam na diminuição do impacto das águas. Note que quando não há essa cobertura, a gota de chuva penetra com mais facilidade no solo, denominada de “erosão em splash”, o que acelera ainda mais, os processos erosivos. Para combater os processos erosivos o reflorestamento é uma das saídas.
É curioso observar que a despeito da ação humana ser um dos maiores problemas da intensificação da erosão nos dias atuais, as plantas e os animais também são agentes causadores de erosão, de modo que geram impactos nas superfícies do solo.

Classificações
Conforme a gravidade dos processos erosivos eles são classificados:
  • Erosão Laminar (Lixiviação): lavagem superficial do solo.
  • Erosão em Sulco: grandes fendas formadas pela ação das águas e dos ventos que gera sulcos na superfície.
  • Ravinas: erosão profunda.
  • Voçorocas: erosão mais profunda que atinge o lençol freático.
Tipos de Erosão
De acordo com os agentes erosivos, a erosão pode ocorrer de diversas maneiras e associadas, a saber:
  • Erosão Gravitacional: ação da gravidade
  • Erosão Hídrica: ação das águas
  • Erosão Fluvial: ação dos rios
  • Erosão Pluvial: ação das chuvas
  • Erosão Eólica: ação dos ventos
  • Erosão Glacial: ação das geleiras e neve
  • Erosão Marinha: ação das ondas dos mares
  • Erosão Antrópica: ação humana
Intemperismo e Erosão
A erosão é um processo natural provocado também pela ação humana. Resulta no desgaste das rochas e do solo levando ao transporte de matéria e partículas.
Embora a erosão e o intemperismo colaborem com as alterações do relevo, a erosão difere do intemperismo na medida que não envolve processos físicos (decomposição), químicos (desagregação) ou biológicos que alteram a natureza dos materiais. Em outras palavras, o intemperismo é um processo anterior à erosão.

Comentários