Sistema Tegumentar

O Sistema Tegumentar (do latim  tegumentum, cobertura, envoltório) é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
Entre os vertebrados, o tegumento é composto por camadas: a mais externa, a epiderme é formada por tecido epitelial, esse revestimento externo é chamado de tegumento ou integumento e nos vertebrados também é chamado de pele. A camada subjacente de tecido conjuntivo é a derme, seguida por um tecido subcutâneo, também conhecida como hipoderme. Há também uma cobertura impermeável, a cutícula. Há uma variedade de anexos, tais como pelos, escamas, chifres, garras e penas. O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais, e tem por característica uma quantidade limitada de substância celular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo.
Existe uma grande diversidade de tegumentos entre os vertebrados, relacionada com a adaptação desses animais ao meio em que vivem.

Funções do Tegumento

  • Envolve e protege os tecidos e órgãos do corpo;
  • Protege contra a entrada de agentes infecciosos;
  • Evita que o organismo desidrate;
  • Controla a temperatura corporal, protegendo contra mudanças bruscas de temperatura;
  • Participa da eliminação de resíduos, agindo como sistema excretor também;
  • Atua na relação do corpo com o meio externo através dos sentidos, trabalhando em conjunto com o sistema nervoso;
  • Favorece a síntese de vitamina D na maioria dos vertebrados terrestres com significante exposição à luz solar
  • Armazena água e gordura nas suas células.

Anatomia da Pele

Epiderme




A epiderme é epitélio pluriestratificado (várias camadas), constituída de tecido epitelial, cujas células apresentam diferentes formatos e funções. Elas são originadas na camada (estrato) basal, e se movem para cima, tornando-se mais achatadas à medida que sobem. Quando chegam na camada mais superficial (camada córnea) as células estão mortas (e sem núcleo) e são compostas em grande parte por queratina. Entre a camada basal (mais interna, também denominada estrato germinativo) e a córnea (mais externa), há a camada granulosa, onde as células estão repletas de grânulos de queratina e a espinhosa, na qual as células possuem prolongamentos que as mantêm juntas, dando-lhe esse aspecto. Nas camadas inferiores da epiderme estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele.
As células próprias desta camada da pele são: melanócitos (responsáveis pela produção da melanina, que determina a coloração da pele); queratinócitos (responsáveis pela produção da proteína queratina); células de Langerhans (células de defesa, responsáveis por reconhecer os agentes agressores à pele) e células de Merkel (células caracterizadas como mecanorreceptoras, que também podem estar ligadas à secreção de alguns hormônios).
Nos vertebrados terrestres, as células da camada córnea são eliminadas periodicamente, tal como em répteis que trocam a pele, ou continuamente em placas ou escamas, como acontece nos mamíferos assim como nos humanos.
Nos invertebrados, a epiderme é uniestratificada, ou seja, possui uma única camada de células, ao contrário dos vertebrados.
Entre a camada granulada e o estrato córneo, pode-se haver outra cama, Camada Transparente ou Lúcida. Ela só é encontrada acentuadamente nos lábios e onde a pele é espessa (planta dos pés e palma das mãos). São as áreas mais expostas ao atrito.

Derme
A parte superior (mais escura) é a epiderme e a parte mais clara representa a derme, com as papilas dérmicas em contato com as reentrâncias epidérmicas.


A derme é constituída de tecido conjuntivo fibroso, vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas e fibras musculares lisas. É uma camada de espessura variável que une a epiderme ao tecido subcutâneo, ou hipoderme. Sua superfície é irregular com saliências, as papilas dérmicas, que acompanham as reentrâncias da epiderme e vascularizado. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...). 
Ainda na derme, estão presentes algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos. As glândulas anexas – sudoríparas e sebáceas – encontram-se mergulhadas na derme, embora tenham origem epidérmica. O suor (composto de água, sais e um pouco de ureia) é drenado pelo duto das glândulas sudoríparas, enquanto a secreção sebácea (secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pelos) sai pelos poros de onde emergem os pelos.
A transpiração ou sudorese tem por função refrescar o corpo quando há elevação da temperatura ambiental ou quando a temperatura interna do corpo sobe, devido, por exemplo, ao aumento da atividade física.


A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética (composta por células gordurosas), proteção contra choques mecânicos e isolante térmico (pois, devido à propriedade isolante da gordura, reduz a perda de calor do corpo para o meio). Ele é formado essencialmente pelo tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo. Ela está presente somente nas aves e mamíferos. Por isso, aves e mamíferos são homeotérmicos (ou endotérmicos), ou seja, não têm a temperatura do corpo alterada com as variações térmicas do ambiente.

Apêndices da Pele

Unhas, Cabelos e Pelos

As unhas são placas de queratina localizadas nas pontas dos dedos que ajudam a agarrar os objetos. Os pelos estão espalhados pelo corpo todo, com exceção das palmas das mãos, das solas dos pés e de certas áreas da região genital. Eles são formados de queratina e restos de células epidérmicas mortas  compactadas e se formam dentro do folículo piloso, cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação. Os cabelos, espalhados pela cabeça crescem graças às células mortas queratinizadas produzidas no fundo do folículo; elas produzem queratina, morrem e são achatadas formando o cabelo. A cor dos pelos e cabelos é determinada pela quantidade de melanina produzida, quanto mais pigmento houver e quanto mais ativo for, mais escuro será o cabelo.

Garras e Cascos
São estruturas córneas queratinizadas, modificadas de acordo com o animal. As garras são curvas e afiadas e estão presentes em muitos vertebrados; acredita-se que tenha sido o primeiro tipo de unha que surgiu, sendo as unhas e cascos derivações dela. Os cascos são como unhas de maior espessura, curvadas ao redor do final do dedo.

Penas
As penas são constituídas de um tipo de queratina, que se acredita tenha evoluído de escamas de répteis. São estruturas exclusivas de aves e são mudadas periodicamente. Essas estruturas são extremamente leves, não prejudicando o voo. Existem diferentes tipos de penas: as de contorno ajudam a definir o formato de corpo e durante o voo e as plumas debaixo do corpo, atuam como isolantes.

Chifres e Galhadas

São projeções córneas muito endurecidas, encontradas em mamíferos. São constituídos de um cone de células queratinizadas e fibras, que crescem a partir da epiderme. As fibras, parecidas com um fio de cabelo grosso, crescem a partir das papilas dérmicas, cujas células produzem uma espécie de cimento que une as fibras, mantendo-as juntas. Em búfalos, cabras e outros ruminantes são encontrados chifres ocos, que são extensões do osso frontal do crânio, coberta por uma camada córnea. Nos cervídeos, as galhadassão estruturas ósseas sem qualquer cobertura epidérmica, apenas nos jovens é revestido com pele, o que confere textura aveludada.


Receptores Sensoriais

São ramificações de fibras nervosas, algumas se encontram encapsuladas formando corpúsculos, outras estão soltas como as que se enrolam em torno do folículo piloso. Possuem função sensorial, sendo capazes de receber estímulos mecânicos, de pressão, de temperatura ou de dor. São eles: Corpúsculos de Ruffini, Corpúsculos de Paccini, Bulbos de Krause, Corpúsculos de Meissner, Discos de Merkel, Terminais do Folículo Piloso e Terminações Nervosas Livres. Veja a figura a seguir:



Nas regiões da pele providas de pelo, existem terminações nervosas específicas nos folículos capilares e outras chamadas terminais ou receptores de Ruffini. As primeiras, formadas por axônios que envolvem o folículo piloso, captam as forças mecânicas aplicadas contra o pelo. Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de calor.

Na pele desprovida de pelo e também na que está coberta por ele, encontram-se ainda três tipos de receptores comuns:
1) Corpúsculos de Paccini: captam especialmente estímulos vibráteis e táteis. São formados por uma fibra nervosa cuja porção terminal, amielínica, é envolta por várias camadas que correspondem a diversas células de sustentação. A camada terminal é capaz de captar a aplicação de pressão, que é transmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes.
2) Discos de Merkel: de sensibilidade tátil e de pressão. Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vários discos terminais destas ramificações nervosas. Estes discos estão englobados em uma célula especializada, cuja superfície distal se fixa às células epidérmicas por um prolongamento de seu protoplasma. Assim, os movimentos de pressão e tração sobre epiderme desencadeiam o estímulo. 

Na pele sem pelo encontram-se, ainda, outros receptores específicos:

3) Terminações nervosas livres: sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos. São formadas por um axônio ramificado envolto por células de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal. 
4) Corpúsculos de Meissner: táteis. Estão nas saliências da pele sem pelos (como nas partes mais altas das impressões digitais). São formados por um axônio mielínico, cujas ramificações terminais se entrelaçam com células acessórias.
5) Bulbos terminais de Krause: receptores térmicos de frio. São formados por uma fibra nervosa cuja terminação possui forma de clava.Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lábios e dos genitais).


Outras Formas de Classificar os Receptores:


Glândulas
São exócrinas já que liberam suas secreções para fora do corpo. As glândulas sebáceas  são bolsas que secretam o sebo (substância oleosa) junto aos folículos pilosos para lubrificá-los. Já as sudoríparas têm forma tubular enovelada e secretam o suor (fluido corporal constituído de água e íons de sódio, potássio e cloreto, entre outros elementos) através de poros na superfície da pele. O suor ajuda a controlar a temperatura corporal.
Glândulas Sudoríparas: Membrana encontrada em quase toda extensão da pele e responsável pela liberação do suor. Este por sua vez libera substâncias tóxicas do corpo e regula a temperatura corporal. Nos seres humanos há dois tipos de glândulas sudoríparas:
Glândulas Sudoríparas Écrinas: Dispostas por toda a superfície do corpo humano e responsáveis pela produção de suor e pela temperatura do corpo.
Glândulas Sudoríparas Apócrinas: Essas glândulas são mais encontradas nas axilas e próximos a área genital. Responsáveis pelo odor causado pelo suor.
Glândulas Sebáceas: Guardam uma matéria oleosa chamada sebo que é usada para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. São encontradas principalmente no rosto e couro cabeludo, mas não há glândulas sebáceas na planta dos pés e nas mãos. O sebo é formado por lipídios e outras substâncias

Células Pigmentares

Nos peixes, anfíbios e répteis há os cromatóforosque são células ramificadas, responsáveis por mudanças rápidas de cor. Nas aves e mamíferos, são encontrados os melanócitos, células ramificadas produtoras de grânulos de melanina que são transferidos para as células da camada granulosa da pele.


Sistema Tegumentar de Invertebrados
Na maioria dos Artrópodes o corpo é segmentado, com placas rígidas ligadas por membranas flexíveis compondo o exoesqueleto, constituído de fibras de quitina. Há uma epiderme cuja membrana basal segrega a cutícula. Em algumas espécies a cutícula sofre esclerotização, conferindo uma consistência semelhante à queratina. Nos crustáceos há incorporação de substâncias calcárias à cutícula. Há ainda uma camada de cera que impermeabiliza a superfície do corpo evitando assim a desidratação desses animais.
A epiderme dos Moluscos possui muitas funções como em animais superiores. O epitélio ciliado ajuda os caracóis a se movimentar e os bivalves a se alimentarem. Os cefalópodes (polvos e lulas) possuem glândulas luminosae células pigmentares  que favorece que mudem de cor rapidamente. As conchas são compostas por uma camada externa de carbonato de cálcio, por uma camada média de calcite e uma mais interna nacarada (também chamada madrepérola) secretadas pelo epitélio do manto (dobra da epiderme). A pérola se forma quando um corpo estranho invade a concha, sendo envolvida pelo nácar e crescendo junto com o animal.
No sistema tegumentar dos Cnidários além das células epiteliais, pode haver diferentes tipos: células espinhosas, pigmentares e sensoriais com pelos. A superfície externa pode conter flagelos ou microvilosidades, alguns possuem pólipos e outros tem um esqueleto externo de calcário.
As Esponjas possuem um epitélio simples chamado de pinacoderme, algumas apresentam espículas de carbonato de cálcio logo abaixo do epitélio na mesogleia.



Doenças que Atingem a Pele:
Escabiose (sarna)
A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que se alimenta da queratina da epiderme. A doença se caracteriza por coceira intensa na pele e formação de crostas em várias regiões do corpo: umbigo, cotovelo, nádegas, tórax, mama, axilas, atrás dos joelhos e entre os dedos das mãos.
A transmissão se faz de pessoa para pessoa, pelo contato direto ou pelo compartilhamento de roupas contaminadas. Não há formas de prevenção, por isso, aconselha-se que todos os que convivem com a pessoa afetada sejam tratados e todas as roupas utilizadas, inclusive as de cama e banho, sejam lavadas diariamente.

Pediculose (piolho)
O piolho (Pediculus humanus capitis) é um inseto que parasita o ser humano e infesta principalmente a cabeça, alimentando-se de sangue. O contágio é feito de pessoa para pessoa e também por escovas, pentes e roupas compartilhadas.
Os piolhos depositam os ovos na raiz do fio de cabelo, envolvendo-o.
O tratamento da pediculose é feito com medicamentos na forma de xampu ou loção inseticida. Esses medicamentos matam os piolhos adultos, mas não as lêndeas (ovos), que deverão ser retiradas com um pente fino. Como os ovos eclodem em aproximadamente uma semana, é necessário repetir o tratamento até a eliminação total dos insetos.

Micoses
As micoses são doenças causadas por fungos que podem parasitar a pele, as unhas e o couro cabeludo.
Alguns hábitos que ajudam a evitar as micoses são:
  • Não pisar descalço em vestiários ou banheiros públicos;
  • Evitar cremes oleosos na pele, pois as peles oleosas são mais propícias às micoses;
  • Não permanecer com roupas molhadas ou úmidas;
  • Trocar as meias diariamente;
  • Secar bem o corpo todo após o banho;
  • Não usar objetos pessoais de outra pessoa, como escovas e pentes, bonés, maiôs, toalhas etc.;
  • Evitar o uso coletivo de instrumentos como alicates e cortadores de unha ou certificar-se de que o material coletivo é esterilizado.

Conheça três tipos comuns de micose:

  • Tinha: a contaminação ocorre na areia das praias, em piscinas e também pelo contato com roupas de banho molhadas. Pode ser encontrada em qualquer parte do corpo. Quando ocorre nos pés, recebe o nome de “pé de atleta”.
  • Micoses das unhas dos pés e das mãos: são causadas por diversos tipos de fungos. As unhas afetadas pela infecção ficam grossas, de cor amarela ou marrom e acumulam resíduos que provocam mau cheiro.
  • Pitiríase versicolor: caracteriza-se por manchas brancas, rosadas ou castanhas na pele, em forma de confete, que podem aparecer isoladas ou agrupadas. É comum as pessoas pensarem que se contrai essa micose na praia, pois, após tomar sol, as manchas ficam mais visíveis, mas isso ocorre porque a região afetada não fica bronzeada. Para evitar a pitiríase, não se deve passar cremes oleosos na pele.

Existem diversas outras doenças que atingem a pele, tais como o Câncer, Acnes, Herpes, Vitiligo, que devem ser abordadas separadamente.

Comentários